Está saindo do forno mais um estudo do Núcleo de Pesquisas do Sindilojas Porto Alegre. Desta vez, o tema é "A vez da experiência - Transformação no varejo para um mundo experencial". Experiência de compra é uma expressão que tem se usado bastante. Aliás, é no que o varejo físico pode ganhar na concorrência com o e-commerce. Pesquisadora do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre, Thais Del Pino também destaca o crescimento do nível de expectativa do consumidor:
— Eles buscam não apenas por um produto que satisfaça suas necessidades, mas uma experiência de compra diferenciada e mais atrativa. Priorizar um bom relacionamento com os clientes, oferecendo mais do que o esperado e buscando conquistá-los são princípios para a prosperidade financeira e a recomendação da marca. Estima-se que, nos Estados Unidos, US$ 83 bilhões em vendas são perdidos devido à má qualidade do atendimento.
Abaixo, o leitor pode conferir as respostas da pesquisa e ainda outras sondagens feitas pelo núcleo. Chama a atenção que a marca mais "queridinha" dos consumidores de Porto Alegre é a Nike, de itens esportivos. Questionada, Thais Del Pino lembra que, além dos anos de presença na vida do cliente, a empresa tem apostado na personalização dos produtos pelo site.
— Ele recebe em casa um produto único e exclusivo. Usar qualquer tênis não será a mesma coisa do que usar o "seu" Nike.
Outro detalhe é que já poucas gaúchas na lista. A primeira que aparece é a calçadista Usaflex, que tem sede em Igrejinha e tem feitos muitos investimentos nos últimos anos. Leia também: Enquanto o setor patina, uma calçadista do RS trabalha para duplicar o faturamento até 2023
Você costuma dar preferência para lojas que ofereçam uma boa experiência de compra?
Sim 80%
Não 14,9%
Não respondeu 5,1%
Quais os aspectos mais importantes na sua experiência de compra ideal? Pergunta com múltipla escolha:
Atendimento qualificado 75,7%
Variedade de produtos 50,9%
Compromisso com a satisfação do cliente 37,4%
Resolução ágil de problemas 19,1%
Loja ter um propósito de marca 12,6%
Ambientação da loja 10%
Vínculo emocional com a marca 4,6%
Você prefere lojas que estejam nas redes sociais?
Sim 45,7%
Não 51,4%
Não respondeu 2,9%
Você sente que possui conexão emocional com alguma marca?
Sim 34%
Não 64,9%
Não respondeu 1,1%
Com qual marca você possui uma conexão emocional? As mais citadas:
1 - Nike 18,5%
2 - Adidas 12,6%
3 - O Boticário 7,6%
4 - Natura 3,4%
5 - Usaflex 2,5%
6 - Hering 2,5%
7 - Piccadilly 2,5%
8 - Samsung 2,5%
9 - Via Uno 2,5%
10 - Lupo 1,7%
11 - Apple 1,7%
12 - Brahma 1,7%
13 - Calvin Klein 1,7%
14 - Zara 1,7%
15 - Quiksilver 1,7%
Outras 42 marcas foram citadas por apenas um entrevistado.
Saiba mais, no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui:
Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
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