Dois anos após ser comprada pelo grupo francês Saint-Gobain, a Tumelero passará por fortes mudanças nas próximas semanas. Tradicional varejista de materiais de construção do Rio Grande do Sul, a rede passará a usar a Tumelero Já para novas unidades. Assim como a Telhanorte, outra empresa comprada pela Saint-Gobain no Brasil, terá a Telhanorte Já, atuando com lojas em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. A identidade visual das duas será igual e a marca continua "sem o Já" para as lojas maiores, chamadas de home center.
As mudanças serão comunicadas ao mercado nesta segunda-feira (26). No entanto, foram antecipadas para a coluna Acerto de Contas pelo diretor da Saint-Gobain, Juliano Ohta, em visita à redação. As duas marcas receberão, juntas, investimento de R$ 200 milhões em três anos.
A Tumelero tem 29 lojas, que foram reformadas pelo grupo francês nos últimos dois anos. Há um ano, ocorreu a integração das operações. Outra novidade, segundo Ohta, é a abertura de lojas de bairro. Serão operações menores, com até 300 metros quadrados.
— No Rio Grande do Sul, já vemos espaço para mais de dez lojas desse tipo. Começarão a ser abertas em 2020 — conta o executivo.
As unidades terão entrega expressa, com prazo de até uma hora. As mercadorias serão enviadas por bicicletas elétricas. Além disso, a Tumelero irá vender também pela internet. O e-commerce da rede começa a funcionar em outubro.
— Estamos ainda apostando forte em oferecer serviço aos clientes, como a instalação dos produtos. Facilitar a obra é nossa razão de existir — conta o diretor da Saint-Gobain, Juliano Ohta, explicando que o espaço de design oferecido nas lojas para fazer também projetos gera um tíquete médio de gasto do cliente dez vezes o normal.
O centro de distribuição da Tumelero no Rio Grande do Sul fica na Avenida Assis Brasil, ao lado da matriz. Atualmente, a rede tem cerca de 1 mil funcionários. A Telhanorte gera outros 3 mil empregos.