Já começaram as escavações para construir o Piazza Salton, um empreendimento de mais de R$ 147 milhões em Bento Gonçalves, na serra gaúcha. Fica no centro da cidade, no terreno que abrigou a Vinícola Salton por 94 anos, de 1910 a 2004. Será preservada a estrutura histórica do local.
Em entrevista ao programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha), o empreendedor Pedro Reginato contou que será um shopping a céu aberto:
— É também chamado de "mall" e parecido com os shoppings a céu aberto dos Estados Unidos. O modelo reduz custos de condomínio, o que é importante para os lojistas — diz o empresário, que é diretor da Concresul, uma das quatro construtoras envolvidas no projeto.
A entrega do espaço comercial deverá ocorrer em maio de 2021. São 37 mil metros quadrados de área construída. Haverá uma praça central multiuso, cercada de lojas. Já a torre residencial está prevista para 2022. Chamada de Residencial Paulo Salton, terá 55 apartamentos.
— Haverá uma praça gigante no centro, que será usada para shows, lançamentos e outros eventos. Entre as megalojas, está uma Renner de 2 mil metros quadrados, também já acertamos um McDonald's, uma Enoteca Salton e uma operação da Pittol, varejista catarinense de calçados.
O projeto prevê ainda um espelho d'água no entorno da chaminé centenária, além de um parque infantil. Serão usadas técnicas construtivas de sustentabilidade, como uso de energia renovável, iluminação de LED, reaproveitamento da água da chuva, muros e telhados verdes. O lançamento oficial do empreendimento ocorre dia 29 de agosto.
Origem de Bento
O Piazza Salton fica entre a vinícola e a Igreja Matriz Santo Antônio, onde se encontra a Cruzinha, monumento que marca o local onde foi enterrado um tropeiro alemão que tinha como ofício a demarcação de terras no período pré-colonização. É um dos marcos que simboliza que a cidade, então vila, surgiu ali.
Saiba mais detalhes do projeto na entrevista ao programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui: