Empresa criada em Porto Alegre, a Delivery Center recebeu um aporte de R$ 12 milhões da Multiplan, companhia com 19 shoppings no Brasil. Ainda conforme o acordo, passa a ter 18,79% do capital social da holding de entregas.
A Delivery Center foi lançada no Rio Grande do Sul, conforme a coluna Acerto de Contas noticiou na época: Porto Alegre terá shoppings de delivery com 1 mil empregos
Porto Alegre foi um teste para o serviço que usa shopping centers como centro de distribuição para entregar produtos em até uma hora. Inclusive, o pioneiro a abrigar a operação foi o Shopping Total. A sede da Delivery Center, no entanto, já não fica mais no Rio Grande do Sul.
Ainda conforme o acordo, a Delivery Center terá exclusividade na operação de centrais de entregas nos 18 shopping centers administrados pela Multiplan. A ideia é oferecer aos lojistas uma nova opção de serviços para atender aos consumidores. Para os shoppings, a vantagem é ter participação maior no varejo eletrônico, com quem a concorrência anda cada vez mais acirrada, por preço e praticidade.
"A Delivery Center atua como uma plataforma aberta, responsável por todo o processo de entrega, desde os pedidos de comida, bens de consumo, bens duráveis e serviços, que chegam de diferentes canais de venda, passando pela coleta, expedição e roteirização, até a entrega e o pagamento. Com esta operação, a Multiplan passará a oferecer aos seus varejistas uma nova camada de serviços, trazendo às lojas também a possibilidade de atuar como centros de distribuição de e-commerce, marketplaces e outros canais digitais, adicionando aos shopping centers uma maior participação no varejo eletrônico (...)" - diz trecho do comunicado da Multiplan ao mercado.
No ano passado, outra empresa de shoppings entrou como sócia da Delivery Center. Foi a BR Malls, que é concorrente da Multiplan, inclusive. Além disso, a DC também ganhou como sócio o grupo norte-americano Bloomin'Brands, dono dos restaurantes da marca Outback.
Multiplan no RS
A Multiplan tem dois empreendimentos no Rio Grande do Sul. A empresa é dona do ParkShopping Canoas, que abriu em 2017. Também administra o BarraShoppingSul.
Na última divulgação de resultados financeiros por ter capital aberto, a companhia informou que o BarraShoppingSul trocou 34 lojas em 2018 para melhorar os resultados. Foi o empreendimento com pior desempenho. Teve uma queda de 3,4% na receita de locação, para R$ 54,3 milhões, e de 4,1% nas vendas dos lojistas, para R$ 697 milhões.
Leia mais sobre o assunto: Shopping de Porto Alegre troca 34 lojas e diz que "para fazer omelete, tem que quebrar os ovos"