Um gaúcho está voltando para Porto Alegre após 20 anos morando em São Paulo para lançar um negócio que recebeu R$ 10 milhões de investimento e é inspirado na China. O empreendimento é chamado de shopping delivery, por reunir diversas lojas e oferecer entrega ao consumidor, e também de dark mall, por não receber clientes no local.
A marca escolhida é Delivery Center. O empresário é Andreas Blazoudakis, que já participou da criação da Movile, avaliada em mais de US$ 1 bilhão, e do PlayKids, aplicativo bem conhecido por crianças. Também é acionista de outras empresas, como o iFood.
Serão quatro pontos em Porto Alegre, com foco em atender as cerca de 100 mil pessoas que ficam em um raio de quatro quilômetros de cada unidade. Todos começam a funcionar até março. O Delivery Center quer atuar em todo o país, mas a estreia é pelo Rio Grande do Sul.
— É um lugar que eu conheço porque sou daqui. Também tem a geografia ideal para o projeto, além de um consumidor exigente. Também cogitamos Curitiba — conta Andreas Blazoudakis.
A coluna conheceu com exclusividade o prédio que fica na avenida Protásio Alves, onde ficarão 21 operações, entre lojas e restaurantes. Entre as já confirmadas, estão Sashiburi, Casa do Papel, Fratello Sole, Gokan, Cachorro do Rosário e Mix Natural. Constróem suas cozinhas e depósitos no local, onde também há espaços de uso comum pelas empresas.
Há um setor para embalar os produtos e a frota do Delivery Center fará as entregas, prometendo cumprir o horário. O consumidor receberá até um cronômetro no celular.
— Para brincar de delivery, a empresa precisa ter cinco motoboys. Nós oferecemos a logística - complementa o executivo.
O Delivery Center projeta entregar 34 mil pedidos por mês só na unidade central. Cada operação deve investir mais R$ 300 mil no local. A zona sul de Porto Alegre está no plano de expansão ainda em 2018.
Shopping
O Delivery Center terá uma operação dentro de um shopping em Porto Alegre. Neste caso, não será um dark mall. A ideia é que todas as lojas do Shopping Total usem o serviço, vendendo os produtos pela internet e enviando para os clientes rapidamente.
Superintendente do shopping, Eduardo Oltramari leu sobre deliveries na China e acreditava que era uma tendência. Quando soube que uma empresa estava estudando entrar no mercado gaúcho, procurou os executivos para entrar no negócio.
— Todas as lojas da praça de alimentação já acertaram a participação — conta Oltramari.
Empregos
As quatro unidades do Delivery Center vão gerar 1 mil empregos diretos, incluindo as empresas que estão se instalando nas estruturas. São vagas para as mais diversas funções e os currículos podem ser enviados para o e-mail vagas@deliverycenter.com.
Ouça entrevista completa com o empresário Andreas Blazoudakis para o programa Acerto de Contas, na Rádio Gaúcha: