Um dos birôs de crédito que torcem pelo cadastro positivo, a Serasa Experian estima que a lista de bons pagadores beneficiaria 8 milhões de gaúchos. O número representa 90% da população adulta do Rio Grande do Sul.
Parte tem um "score", ou seja, uma pontuação considerada adequada para obter crédito no mercado e, com o novo sistema, pode ter melhores condições de juros. Já outra parcela dessas pessoas tem o score baixo e, por isso, não seriam aprovadas em uma análise de crédito por parte das empresas. Entretanto, a pontuação baixa não está associada à negativação, mas sim à insuficiência de informação a respeito do consumidor.
O Senado aprovou na última semana o Projeto de Lei Complementar que prevê a inclusão automática dos consumidores no cadastro positivo. Falta agora a sanção presidencial. O cadastro positivo foi criado por lei em 2011 e regulamentado em 2012. No entanto, nunca emplacou porque exigia autorização do consumidor para colocá-lo no sistema. Agora, a situação se inverte e a pessoa terá que pedir se quiser sair da lista.
Quem apoia a mudança, diz que o cadastro positivo trará redução de juros e melhores condições de crédito para o consumidor. A Serasa, por exemplo, estima em taxas 74% menores. Por outro lado, quem é contra, não acredita nessa redução e ainda acha uma violação da privacidade do consumidor.
A mudança passa a valer 90 dias após a sanção presidencial, se houver. O consumidor será informado do seu cadastro e também poderá saber seu "score", consultando os birôs de crédito, inclusive pela internet.
O Banco Central se comprometeu a ir ao Senado em seis meses apresentar um relatório com os resultados concretos em relação aos juros e ao spread bancário. Os dados serão geridos por empresas de crédito, que poderão definir uma nota para cada tipo de consumidor para classificá-los como bons pagadores ou maus pagadores. As empresas em geral poderão fornecer dados para o cadastro positivo, assim como as instituições financeiras autorizadas a funcionar pelo Banco Central. Algumas informações positivas são pagamentos de contas de energia elétrica, água, telefone fixo e móvel.