As compras online estão ganhando cada vez mais espaço na vida dos consumidores brasileiros. Elas atraem pela comodidade, mas principalmente pelo preço. A coluna dá três dicas básicas para economizar mais ainda:
Comparadores de preços
Há sites que comparam preços. O consumidor digita o nome do produto e o site mostra o preço dele em diversas lojas. É possível ordenar os resultados por relevância, preço, etc.
Exemplos: Google Shopping e Zoom
Em alguns casos, há até parcerias entre o buscador de preços e o site da loja. Isso proporciona um desconto ainda maior.
Além de comparar, o Zoom monitora preços. Mostra a variação dos últimos meses, permitindo que o consumidor identifique se o preço realmente está bom, além de permitir a criação de "alertas" para quando o alcançar um patamar desejado.
Cupom de desconto
Prática comum nos Estados Unidos, o uso do cupom de desconto também já é bem utilizado no Brasil e alcança de grandes redes de varejo até lojas menores. Algumas empresas até enviam os descontos para e-mail dos consumidores cadastrados, mas há sites que são especializados em cupons de desconto.
O consumidor também pode colocar no Google o nome da loja onde vai comprar e o termo "cupom de desconto". Então, avalia os resultados que mais se encaixam com a compra que pretende fazer. Copia o código e cola lá no "carrinho virtual" quando estiver finalizando a compra, no próprio site da loja.
Cash back
O cashback tem tomado força nos últimos anos e não deixa de ser um desconto. O sistema devolve parte do dinheiro ao consumidor.
Geralmente, o usuário não faz a compra direto no site da loja. O consumidor precisa entrar no site de cashback e então ser redirecionado para a empresa onde for comprar.