Pintou um dinheiro extra? Que boa notícia! Estamos na época em que algumas empresas pagam aos funcionários a participação nos lucros e também costuma pingar na conta o terço de férias. Vamos, juntos, decidir como usá-lo melhor? Abaixo, a coluna Acerto de Contas preparou algumas reflexões e dicas para tratar com carinho seu patrimônio:
1 - Tem contas atrasadas? Pague. Quite tudo que conseguir. Se for cartão de crédito ou cheque especial, principalmente. Têm os juros mais altos do mercado. Sua dívida pode triplicar em um ano. Mas ainda que seja uma mensalidade atrasada da escola, pague. Dificilmente, uma aplicação financeira terá a rentabilidade que bata o juro de uma dívida inadimplente.
2 - Quem tem dinheiro na mão, tem poder de barganha. Que tal negociar bem algo que pretendia comprar? Ou então, antecipar as mensalidades escolares do semestre ou até do ano. Peça um bom desconto. Se for antecipar em um ano, busque no mínimo 15% de redução no valor.
3 - Guarde uma reserva de emergência, se já não tiver. No caso de algum imprevisto, você tem onde buscar o dinheiro sem precisar recorrer a empréstimos, que trazem junto custos altos. Deixe o montante em um lugar fácil de sacar, como a poupança mesmo. Mas respeite esse dinheiro e não use para consumos de impulso.
4 - Uma ótima pedida é turbinar o pé de meia. Se é mais conservador, pesquise os títulos do Tesouro Direto. Há papéis que “pagam” ao investidor a inflação mais uma taxa anual ainda superior a 4%. E o melhor: vários bancos estão isentando essas aplicações de taxas que até então corroíam a rentabilidade. Outra opção são os CDBs, mas observe as taxas e exija um bom retorno sobre o CDI. Acima de 100%, sem dúvida, deve ser a proposta do seu gerente. Para mais arrojados, comece a bisbilhotar a renda variável, como ações de empresas. Se a economia engatar a melhora, são os investimentos que mais tendem a se destacar.
5 - De olho no futuro, é um bom momento para reforçar o saldo do plano de previdência privada. No caso de aplicações com valor fixo mensal, pode fazer uma contribuição extraordinária. Além de aumentar o saldo para retirar na aposentadoria, também pode elevar a dedução no Imposto de Renda de quem fará a declaração completa em 2020.
6 - Contas pagas? Colchão financeiro preparado para emergências? Cofrinho abastecido? E ainda sobrou dinheiro? Que ótima notícia! Que tal uma viagem? Destinos nacionais estão mais atrativos com o dólar alto aumentando custos das viagens para fora do país. Passagens para Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e até capitais do Nordeste com vários voos ficam mais baratas nos dias e horários de contrafluxo, como meio de semana. Viajar de madrugada pode reduzir valores a um terço do preço cheio. Use sites de comparação de preços de hotéis e ainda simule no próprio site do estabelecimento. Não esqueça de usar cupons de desconto facilmente achados na internet e abuse dos programas de fidelidade que não cobram taxas.
7 - Quer cuidar da casa com o dinheiro que sobrou? Pesquise bem antes de comprar a TV nova ou trocar o sofá. Dá trabalho, mas só nós sabemos o quanto conquistar o dinheiro extra também exigiu nosso esforço. Gaste com carinho. Use sites de comparação de preços na internet. Também confira no Zoom.com.br a evolução de preços nos últimos meses, com os gráficos que monitoram valores. Use sites de cash back, que devolvem parte do dinheiro da compra se a página da loja for acessada por eles. Antes de fechar negócio, visite as lojas físicas da cidade e proponha a cobertura do preço da internet. Às vezes, dá certo e ainda estimulamos a economia local.