A RB Capital comprou 70% do Shopping Lajeado em leilão realizado nesta semana. A empresa de São Paulo foi a única a participar da disputa e deu o lance mínimo de R$ 22.699.081,96.
Foi o quarto leilão do empreendimento. Os anteriores não tiveram interessados. A primeira tentativa chegou a ter lance mínimo acima de R$ 45 milhões.
A RB Capital era credora do M.Grupo, antigo proprietário do shopping e que está em processo de falência. Lembrando que foi a própria RB que fez o aporte para a empresa comprar o empreendimento em 2012.
Ainda em 2017, a Justiça determinou a troca da administração do Shopping Lajeado. A decisão retirou a gestão da Globalmalls, que é do M.Grupo, empresa que comprou o empreendimento e pagou apenas 28 das 117 parcelas do financiamento obtido com credores. Na ocasião, listou problemas como lojas fechadas e corte de energia elétrica.
O empreendimento fica na BR-386, em Lajeado, no Vale do Taquari. Construído em 1994, era chamado de UnicShopping, mas o nome foi alterado quando foi comprado pelo M.Grupo. Tem 120 lojas, incluindo um supermercado.
Os outros 30% do Shopping Lajeado foram repassados pela Ápice Securitizadora para os fundos de investidores. Estes também são proprietários do Gravataí Shopping Center, que foi construído pelo M.Grupo e está sob intervenção judicial.