Morar na praia produzindo cerveja? Sonho? Ideia que a gente tem quando está cansado do trabalho? Pois um casal do Rio Grande do Sul está comemorando três anos da cervejaria que abriu em Garopaba, Santa Catarina. A história da Cervejaria Phare Garopaba foi contada no último programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
Os donos são Cecilia Muller e Marcelo Estrela. Ela é de São Leopoldo, nutricionista e farmacêutica. Já ele é de Canoas e mestre cervejeiro.
Em 2015, resolveram se mudar para Santa Catarina e produzir cerveja. O investimento segue sendo feito, mas, em maquinário, foram cerca de R$ 300 mil.
A fábrica fica em Garopaba e já produz 14 rótulos diferentes. Cada um homenageia uma praia ou característica da região.
- Neste ano, lançamos a cerveja de pitaya, que leva a fruta orgânica de agricultura familiar aqui de Santa Catarina. Temos também uma cerveja colaborativa com a Costa Rica, que usa bergamota e semente de girassol.
Lá na cervejaria, há um show room com 14 torneiras de chope. Cecilia explica que o nome Phare significa Farol em francês. Foi escolhido porque o casal se conheceu no Farol de Santa Marta.
- Viemos para Garopaba em busca de qualidade de vida, pela possibilidade de estar próximo de belas praias - acrescenta a empresária.
No Rio Grande do Sul, por enquanto, a Phare vende cervejas na Bitter, em Novo Hamburgo, no Rei das Brejas, em Ivoti, e na Hamburgueria GIF, em Canela. O preço é, em média, R$ 17 por garrafa de 600ml. Também vende direto pelo site.
- O plano agora é distribuir de forma bem consistente nossas praias em forma de cerveja para outros Estados. Já estamos em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Ouça mais detalhes em entrevista com a fundadora da Phare Cecilia Muller: