Todos os anos, nesta época, as escolas privadas se debruçam sobre as planilhas de custos e tentam fazer projeções econômicas para o ano seguinte. O desafio é definir o percentual de reajuste das mensalidades.
A planilha de custos é o principal indicador usado pelas instituições. Por sua vez, o maior peso nos gastos fica com o salário dos funcionários das escolas, incluindo professores.
Uma rede de escolas do Rio Grande do Sul, no entanto, já bateu o martelo sobre o índice e, inclusive, abriu o período de matrículas. É a Rede São Francisco, que tem nove unidades e mantém sede em Porto Alegre. A instituição antecipou as informações no último programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
Responsável pelo administrativo, Ademar Joenck é conhecido no segmento de escolas privadas pela organização. Segundo os colegas, é sempre o primeiro a definir o "número mágico". Abrindo um papel com uma planilha enorme e colorida, ele explica:
- Basicamente, em agosto, projeto a inflação de 12 meses para fevereiro do ano seguinte. Neste ano, ficamos entre 4% e 4,5%. Coloco cerca de dois pontos percentuais de margem para cobrir as incertezas que temos em relação aos custos.
A média ponderada do reajuste definido pela rede São Francisco ficou, portanto, em 5,87% para o ano que vem. Cada unidade tem peso diferente e também recebe um índice próprio de aumento.
O período de matrículas foi aberto e o pagamento pode ser parcelado. Quem antecipar a matrícula, inclusive, paga o valor sem o reajuste.
Desconto por antecipação
A Rede São Francisco adota uma prática que a coluna Acerto de Contas já defendeu por aqui, que é oferecer descontos para os pais que antecipam o pagamento das mensalidades dos alunos. Premia a organização financeira dos cuidadores, que dificilmente teriam uma rentabilidade semelhante para o dinheiro em aplicações financeiras. Por outro lado, as escolas reduzem a necessidade de recorrer a crédito e, talvez o mais importante, fidelizam ainda mais as famílias.
No caso da São Francisco, Ademar Joenck explica que o desconto aumenta em um ponto percentual a cada mês antecipado:
- Se ele antecipa 15 meses, dou 16% de desconto. Se ele antecipa 14 meses, dou 15% e assim por diante.
Ouça entrevista com Ademar Joenck: