Abriu há pouco tempo em Porto Alegre uma unidade da Escola Conquer. Com mandamentos como "trabalho duro sem mimimi", a instituição diz que é uma "aceleradora de pessoas" e tem no currículo aulas de coragem.
No módulo em questão, é trabalhada a oratória e a inteligência emocional. Inclusive, haverá uma aula no dia 14 de setembro, no espaço Flowork. Head de Inteligência Emocional da Conquer, Ligia Rosenstein explica um pouco sobre os temas trabalhados no curso:
O que pode atrapalhar uma pessoa no ambiente de trabalho?
É natural enfrentarmos diariamente situações difíceis que não eram esperadas. Estudos dizem que uma pessoa sofre em média 16 situações adversas por dia. Estas situações são inerentes a qualquer profissão e por mais que tentemos nos planejar para que não ocorram, elas vão seguir acontecendo. Afinal, é impossível controlarmos todo o nosso ambiente. Em resumo: grande parte das situações adversas que temos no nosso dia a dia não são do nosso controle, mas como reagimos em relação a elas, é nossa opção. O processo de aprender a reagir de forma positiva a estas situações se chama “resiliência”.
Como a pessoa detecta estas situações?
O dicionário define adverso como algo “que se encontra ou se apresenta em oposição; contrário”. A grande questão aqui é: fatores externos que fogem do controle sempre vão existir! Lidar com imprevistos e pessoas que pensam diferente de você é uma tarefa diária, o seu grande inimigo é como você interpreta e lida com eles. Ao invés de focar nos fatos concretos, muitas vezes perdemos tempo e energia por estarmos extremamente ansiosos pensando em como tudo pode dar errado ou criando hipóteses do que os outros estão pensando e porque agem do jeito que agem. Vejo pessoas reféns das circunstâncias e oscilando drasticamente de humor de acordo com o que acontece ao longo do dia, ou seja, 90% do nosso sofrimento vêm das nossas interpretações.
Pessoas têm desenvolvido depressão ou transtornos de ansiedade devido a estresses no trabalho. Como evitar?
Falando em interpretações, a depressão se potencializa pelo pensamento estar fixo nas interpretações do passado e a ansiedade por estar com pensamento fixo no futuro. O primeiro grande passo para você desenvolver um melhor gerenciamento das emoções é analisar o que são fatos e o que são puramente interpretações, a real gravidade desses fatos e como seria uma forma adequada de responder a tudo isso. Para evitar ser atingido? Técnicas, exercícios e constante atenção para se manter no momento presente. Muito cuidado para não viver do que já aconteceu e nem sofrer demais pelo que ainda nem chegou.
Há dicas para domar a ansiedade e o estresse no dia a dia? Há práticas eficazes para domar pensamentos e sentimentos. Uma dica muito valiosa é escrever mais sobre eles. Quando você escreve, deixa mais concreto. É mais fácil de compreender do que algo que fica apenas na sua cabeça. Uma boa dica também é perceber seus pensamentos primeiro. Dizer a si mesmo: "Esta avaliação de desempenho vai ser terrível", isso vai aumentar seus batimentos cardíacos e promover um comportamento defensivo. Assim, aumente a sua consciência para a sua conversa interna, para que possa dizer a si mesmo: "Esta é uma oportunidade para aprender como posso ser mais eficaz". Essa linha de pensamento vai te manter mais calmo e receptivo à avaliação que está chegando. Em seguida, use sua autoconsciência para ajudá-lo a respirar lentamente. Vai mantê-lo mais relaxado e permitir que você ouça melhor. Administrar seus pensamentos e sensações físicas ajuda a administrar seu comportamento, para que você não diga as coisas impulsivamente, o que causará problemas.
Como o líder ajuda os funcionários em situações extremas de estresse?
Muito mais do que saber dar respostas o líder deve saber fazer perguntas. Investigar as prioridades daquele momento. Fazendo perguntas, o líder ajuda o liderado a ser o protagonista das suas próprias decisões e atitudes. Os neurocientistas nos dizem que podemos estar em um canal cerebral de cada vez: resolvendo problemas ou tendo empatia, é difícil fazer ambos ao mesmo tempo. Então, o líder deve se perguntar qual é o momento: Ouvir o que aquela pessoa está passando ou direcioná-la a resolver aquele problema antes que ele se torne maior? Se for o caso de ouvir, ele deve perguntar o que realmente aconteceu e focar nos fatos. Como o funcionário pode entender melhor o motivo de ter levado ele a um estresse tão grande? O que ele pode fazer para estar preparado para lidar com essas situações no momento? Se o momento for de resolver o problema, o líder pode se colocar à disposição para ajudá-lo a focar na resolução antes que o problema cresça ainda mais: “Olha, vamos resolver isso juntos, o que eu posso fazer para ajudar?”
Quais posturas emocionais mais levam a demissões?
A falta de inteligência emocional pode levar a uma situação insustentável para um funcionário. Reações emocionais são aquelas tanto de natureza mais “luta” como a de “fuga”. Por exemplo, são conversas com tom violento, choro excessivo, fuga de confrontos importantes, atitudes intempestivas e trazer questões pessoais que comprometam o trabalho.
Como mudar estas características?
Quando você não concordar com o comportamento de alguém, evite pular para uma conclusão negativa imediatamente. Em vez disso, pense em várias maneiras de ver a situação antes de reagir. Por exemplo, posso ficar tentado a pensar que a pessoa não está atendendo ao telefone porque está me ignorando ou posso considerar a possibilidade da pessoa estar muito ocupada. Quando evitamos personalizar os comportamentos de outras pessoas, podemos perceber suas expressões mais objetivamente. As pessoas fazem o que fazem por causa delas mais do que por nossa causa. Ampliar nossa perspectiva pode reduzir a possibilidade de mal-entendidos.
Como identificar que está nos faltando Inteligência Emocional? Qual alerta, talvez, nosso corpo nos emite?
Existe um termo na psicologia chamado “somatização” que acontece quando uma pessoa não está conseguindo administrar seus pensamentos e sentimentos e simplesmente “engole” esse sofrimento, o que acaba gerando uma resposta física. Então, se surge a insônia ou você sente que anda muito mais cansado que o normal, começa a comer demais, comer de menos, ter enxaqueca ou dores sem explicação... São todos sinais de que algo possa estar somatizando os seus problemas ao invés de lidando com eles.
Você acredita que a falta de segurança profissional pode ter sido acarretada por uma má escolha no vestibular?
A escolha no vestibular não é brincadeira. Pode sim acarretar em uma insegurança no futuro, uma sensação de ter perdido tempo seguindo um caminho que não tinha nada a ver com o seu perfil e o que quer para o seu futuro. O quanto antes uma pessoa fizer um trabalho de autoconhecimento e planejamento de futuro, maior a probabilidade de fazer escolhas inteligentes. Se a dificuldade está grande de fazer esse trabalho sozinho, faça cursos e busque profissionais que possam lhe auxiliar.
Como desenvolver plenamente a Inteligência Emocional?
Inteligência emocional é a arte de levar inteligência para as suas emoções, segurar o primeiro impulso de reagir logo de cara frente a uma situação e pensar em como vai responder de forma madura. Se você se sentir nervoso e ansioso, coloque água fria no rosto e tome um pouco de ar fresco. A temperatura fria pode ajudar a reduzir nosso nível de ansiedade. Se você se sentir com medo, deprimido ou desencorajado, tente exercícios aeróbicos intensos. Energize-se. Conforme você cria confiança no seu corpo, sua confiança no trabalho também aumentará. Se você se sentir sobrecarregado, confuso, preso ou sem inspiração, vá para o exterior e limpe sua cabeça. Ande, respire fundo, esvazie sua mente e volte com uma nova perspectiva. Sempre busque formas de “comprar tempo” antes de agir sem pensar, respire fundo, deixe o e-mail que você ia enviar no rascunho por um tempo e leia novamente, adie uma reunião se for necessário, mas se dê o tempo para você pensar de forma inteligente a como responder controlando suas emoções.