Com unidades em São Paulo e em Curitiba, a Escola Conquer abrirá uma operação em Porto Alegre em agosto, quando já começam as aulas. A empresa se chama de "aceleradora de pessoas", usando uma metodologia desenvolvida no Vale do Silício, que fica nos Estados Unidos e é referência em tecnologia e inovação.
O objetivo é desenvolver nos alunos habilidades que não seriam ensinadas em instituições tradicionais, mas que fazem a diferença no mercado de trabalho. A Conquer cita oratória, liderança, produtividade, inteligência emocional e persuasão. Divide os cursos nos módulos: "Alta performance", "Coragem", "Visão", "Poderes especiais" e "Leadership Experience".
Na última semana, a equipe da Conquer conduziu um treinamento na Philip Morris, em Porto Alegre. Outro será na PwC. Para atender também diretamente pessoas físicas, terá então a escola no espaço Flowork, no bairro Moinhos de Vento.
A avaliação não é feita com provas. Em todas as aulas, há desafios e cases de mercado que precisam ser resolvidos. No final de todo módulo, os alunos que mais pontuaram ganham prêmios, que vão desde ingressos para shows até saltos de bungee jumping.
A Conquer foi criada em agosto de 2016. Nasceu da insatisfação dos três sócios Josef Rubin, Hendel Favarin e Sidnei Junior com as tradicionais faculdades e pós-graduações, que focam muito na parte teórica.
A escola tem onze mandamentos. Entre eles, a coluna Acerto de Contas destaca: "Na dúvida, eu faço", "Eu trabalharei duro e sem mimimi" e "Eu vou falhar de novo até chegar lá".
Fundador da Conquer, Josef Rubin morou por três meses no Vale do Silício. Ele lista quatro grandes aprendizados profissionais:
Cultura de networking - Relacionamentos são uma das coisas mais importantes da vida. Lá, quando você conhece uma pessoa nova você não tenta vender algo para ela, mas ajudá-la. Mesmo que você não receba nada de imediato, a roda gira em seu favor. Cedo ou tarde, essa mesma pessoa que você ajudou irá te ajudar com alguma coisa e assim sucessivamente.
O futuro é abundante - Grande parte das pessoas quando pensa à respeito do futuro, pensa em escassez: falta de água, poluição, falta de comida, por exemplo. Por lá, muitas das coisas que imaginamos serem possíveis apenas em filmes de ficção científica já são realidade. Alguns exemplos são os carros autônomos, robôs com inteligência artificial, alimentos criados em laboratórios, biotecnologias que aumentam a expectativa de vida.
Inovação acontece em qualquer lugar do mundo - Há pouco tempo a inovação estava restrita apenas a quem tinha recursos para investir, como grandes empresas e laboratórios. Hoje em dia, graças aos avanços tecnológicos, empresas extremamente inovadoras nascem em garagens.
Escola para buscar conhecimento - Conhecimento hoje pode ser encontrado em qualquer lugar: internet, livros, cursos online. Já o aprendizado não, aprendizado só se obtém a partir da prática.
Ouça entrevista com o sócio fundador da Conquer Hendel Favarin para o programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha: