Um "prédio verde" é o novo investimento do Colégio Farroupilha. A expressão se refere à pegada sustentável que a escola colocou no projeto e que, por exemplo, deve reduzir à metade o consumo de energia.
O que mais chama a atenção é o telhado verde, com uma cobertura de plantas que ajuda no controle da temperatura do prédio. Também foi usado um sistema de ar condicionado que, segundo o Farroupilha, reduz em 30% o consumo de energia.
Além disso, as salas foram projetadas com o que chamam de "ventilação cruzada", com janelas e aberturas em fachadas opostas do edifício facilitando a circulação do ar. Há ainda um reservatório para aproveitar água da chuva nos jardins e, é claro, a iluminação é 100% de LED, tendência forte em novos prédios.
Em fase final, a construção fica pronta em fevereiro de 2019. São cinco andares que somam 3,4 mil metros quadrados. O investimento feito pelo colégio atingiu R$ 20 milhões.
Todas as turmas do 3º ano do Ensino Médio estudarão no "prédio verde". Haverá ainda algumas salas para atividades diversas para alunos de outras turmas, explica o diretor administrativo do Colégio Farroupilha, Milton Fattore.
Desde 1962, a escola está instalada no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. O Farroupilha tem mais de 23 mil metros quadrados construídos e 2.861 alunos matriculados da Educação Infantil ao Ensino Médio.