Golpes em plataformas de compra e venda online de automóveis atingiram R$ 48,5 milhões no Rio Grande do Sul de janeiro a outubro de 2024. O valor é alto, mas é 65% menor do que no mesmo período de 2023. Os dados são de um estudo com empresas participantes da Semana da Segurança, organizada pela OLX com a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).
A fraude mais comum foi o golpe de coleta de dados (65%). Na sequência, aparecem invasão de contas (20%) e anúncios falsos (10%). Já os modelos de carros mais usados por golpistas são Gol (7%), Hilux (4%) e Celta (4%), enquanto as montadoras que mais aparecem nos anúncios fraudulentos são Chevrolet (25%), Volkswagen (20%) e Ford (11%). O preço médio dos veículos anunciados pelos fraudadores no Estado foi de R$ 36,3 mil, 14% superior ao ano anterior.
Nacionalmente, a queda foi de 52%. A gerente sênior de Produtos da OLX, Camila Braga, destaca a preocupação e atuação das plataformas no combate, mas ainda pede que os consumidores não subestimem os criminosos.
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: o que mudou no pagamento do INSS no Rio Grande do Sul
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Guilherme Jacques (guilherme.jacques@rdgaucha.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna