A Cooperativa Piá está fechando sua fábrica de ração, em Nova Petrópolis. Procurada pela coluna Acerto de Contas, a empresa informa que a decisão atende exigência do Ministério da Agricultura. O órgão disse que a unidade deveria ser retirada de dentro do complexo industrial da empresa no município, para que sejam fabricados apenas alimentos no local.
— A unidade de ração era separada das unidades que produzem alimentos. Não ficavam nas mesmas instalações. A Piá prima pela segurança alimentar e possui procedimentos muito rigorosos quanto a isso. Foi apenas para cumprir a legislação que pedia para tirar a parte de rações de dentro do parque industrial de alimentos — detalhe o gerente de Marketing, Tiago Haugg.
A produção de rações será feita em cooperativas parceiras. A Piá alerta que os associados seguirão sendo abastecidos com o produto. Também deve seguir a venda de produtos que ocorre no local.
A fábrica de rações tinha 37 funcionários em Nova Petrópolis. Aqueles que aceitarem serão realocados em unidades da empresa de processamento de leite, frutas ou agropecuárias. Não haverá demissões, garante a Piá.
"Para o futuro, a médio prazo, a Cooperativa Piá estuda o projeto da construção de uma nova fábrica de rações. No entanto, ainda não há nenhuma data definida", diz a empresa em comunicado.