Abocanhando mercado, a Uniagro teve em 2017 um crescimento de 70% nas vendas de azeites de oliva na comparação com 2016. A empresa gaúcha é dona da Monde, marca própria que é distribuída para supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos do Sul e Sudeste do país.
Completando 25 neste ano, a empresa nunca havia registrado um aumento tão expressivo na venda da linha de azeites. Gerente comercial da Uniagro, Pedro Calazans atribui os números ao aperto na fiscalização dos produtos promovida nos últimos anos pelo Ministério da Agricultura, o Mapa.
Na semana passada, foi divulgado o balanço da fiscalização feita pelo Mapa. Das 107 marcas avaliadas, 46 foram reprovadas por irregularidades, como mistura do azeite de oliva com outros óleos e tentativa de iludir o consumidor pelo rótulo. O Monde está na lista dos aprovados.
— Foi um aumento muito significativo no ano passado. Nós lançamos novos produtos, mas principalmente sentimos a migração do consumidor que deixou de comprar aqueles azeites que foram retirados do mercado pelo Mapa e passaram a comprar os azeites de qualidade garantida — explica o gerente da Uniagro.
Os primeiros meses de 2018 já apresentam aumento nas vendas também. Além da maior fiscalização, a Uniagro passou a importar azeite de oliva da Argentina no final de 2016, o que também deve ter impactado no crescimento das vendas.
Segundo o gerente, o produto que vem da Argentina é de grande qualidade e tem um custo mais baixo do que aqueles que vêm da Europa. O preço fica mais acessível, atraindo o consumidor. Até então, a Monde importava apenas azeite de oliva da Espanha, que é o maior produtor mundial. Outro produto com grande potencial de vendas é o Azeite de Oliva Extra Virgem Orgânico da Monde.
Azeite gaúcho
A empresa tem negociações avançadas com fornecedores para lançar entre o fim do ano e o começo de 2019 uma linha de azeites gaúchos. Deverá ser uma linha premium e a perspectiva é de seis mil litros na primeira leva.
Os mercados no Rio Grande do Sul e Santa Catarina representam mais de 70% das vendas da Uniagro, que chegou ao Sudeste há três anos e tem como planos consolidar cada vez mais a presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santos.
Nesta semana, a Uniagro participa pela segunda vez da APAS Show, que é a feira da Associação Paulista de Supermercados. Depois, o plano é expandir para o restante do país, apesar de já possuir alguns clientes no Norte e Nordeste.