A Wikihaus projeta, incorpora, constrói, vende... faz tudo. Mas não sozinha. Tem parceiros e, com destaque, no momento da criação, como já é conhecida no mercado.
A novidade antecipada para a coluna são os dois empreendimentos que serão lançados em 2018 em Porto Alegre. Somarão investimento de R$ 25 milhões e mais de 70 apartamentos.
O primeiro, mais adiantado, é no bairro Menino Deus e será chamado de IO, que é a abreviatura de inside e outside. Dentro do processo de "cocriação", foram chamadas pessoas da comunidade para ajudarem a pensar o projeto.
Diretor da Wikihaus, Eduardo Pricladnitzki identificou que as pessoas queriam voltar a interagir com a cidade e também mostraram resistência ao que grandes prédios provocam na paisagem. Estes pensamentos levaram aos principais diferenciais do IO.
— É um prédio escalonado. Quem olha da rua só vê quatro andares, mas ele é bem mais alto. Faz menos sombra. Para quem mora, há mais espaços "do lado de fora" do apartamento - exemplifica o executivo.
O térreo usa muito vidro para quem está dentro ter a rua como uma continuação e também para aqueles do outro lado do muro sentirem a proximidade com a parte interna, que terá forte iluminação. Aliás, essa perspectiva será bastante usada no segundo projeto, que está sendo formulado e ficará no bairro Petrópolis.
O alvo são jovens de 25 a 40 anos, da classe média alta, que buscam referências em arquitetura. São bons investimentos quando a crise ainda não desapareceu dos indicadores da construção?
— O mercado não está tão ruim assim. Quando a gente criou a empresa, é que estava ruim com taxa de juros de 14% e entrando na crise. O mercado vive ciclos e acreditamos que entraremos em um bom ciclo. Com 6,5% de Selic, o mercado explode - projeta Pricladnitzki.
As unidades dos novos prédios terão entre 40 e 90 metros quadrados. As obras vão gerar 200 empregos diretos e indiretos.
Ouça a entrevista do empresário ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha, quando o diretor da Wikihaus fala sobre conceitos usados pela incorporadora nos imóveis: