O Ibovespa subia mais de 1% no meio da manhã desta quarta-feira (24), com mais de 81.600 pontos. Até em um movimento de recuperação da forte queda de 1,22% registrada nessa terça-feira. Ao mesmo tempo, o dólar caía quase 1%, cotado a R$ 3,21.
O mercado está de olho no julgamento de Lula, em Porto Alegre. Haverá volatilidade no mercado ao longo do dia, segundo analistas da WM Manhattan.
Vale lembrar que é habitual a precificação de eventos de forma antecipada no mercado financeiro. Por isso, a WM acredita que uma eventual condenação já esteja precificada. Mercado projeta placar de 3x0 contra Lula.
— No entanto, a não condenação poderia trazer um mal estar para os institucionais que já se posicionaram e precisariam desfazer suas posições — esclarece Rafael Mendes, operador da WM Manhattan.
Mais gente acha que o mercado financeiro já precificou uma condenação do ex-presidente Lula e está subindo pela influência do exterior. A afirmação é do diretor da Liberta Global - escola de investimentos internacional do Grupo L&S, Leandro Ruschel.
— Como o mercado internacional está extremamente positivo, com quase todos os países crescendo desde o ano passado, países altamente endividados e arriscados com o Brasil são beneficiados, contrabalanceando os problemas internos e a falta de reformas — analisa Ruschel.
Eleições
Para a WM Manhattan, a eleição deste ano será a mais sombria da história.
— Estamos às vésperas do carnaval e não sabemos ao certo quem serão os candidatos. O líder das pesquisas eleitorais é Lula e ainda não sabe se poderá se candidatar — analisa Rafael Mendes.
Dessa forma, a empresa sugere cautela para o investidor pessoa física. Na visão do mercado financeiro, tanto um populista de direita quanto um populista de esquerda não faria as reformas estruturais para controlar as contas públicas.