Uma nova decisão judicial voltou a retirar do M.Grupo a administração do Shopping Lajeado. Agora, passou a função para a Simonsen Assessoria e Participações, que é a Shopping Council, também responsável pelo Shopping do Vale, em Cachoeirinha.
O Shopping Lajeado era administrado pela Global Malls. É um braço do M.Grupo, que enfrenta crise financeira, teve falência decretada, não entregou diversos empreendimentos no Estado e perdeu já a administração e propriedade de um shopping em Gravataí.
A Justiça já havia passado a administração para a Pró-Overseas, responsável pelo Gravataí Shopping Center. No entanto, outra decisão devolveu para a Global Malls. Paralelamente, corria uma segunda ação, como explica Arturo Profili, sócio da Capitânia, que detém 25% do empreendimento:
— Foram duas iniciativas paralelas. A anterior foi liderada pelos credores CRIs RB Capital Securitizadora em conjunto com associação de lojistas. A ação atual foi liderada pelos proprietários minoritários, Multi Shoppings Fundo de Investimento Imobiliário.
A decisão que transfere a administração cita problemas como fechamento de lojas e uma dívida de R$ 1 milhão com a concessionária de energia elétrica. Reforça ainda a gravidade da falta de contratação de um seguro do imóvel pelo M.Grupo, por não autorizar nem a vistoria.
— Estamos elencando prioridades para com a recuperação do empreendimento: energia elétrica, água, segurança, limpeza, manutenções em geral, escadas rolantes, salários e estacionamento. Objetivo é corrermos para que, no Dia das Mães de 2018, o shopping já esteja funcionando adequadamente — detalha Profili.
O Shopping Lajeado chegou a ir a leilão. Não houve interessados. Expectativa que uma nova disputa seja realizada em janeiro de 2018.