O Atlético-MG comemorou a marca de 100 gols de Hulk na década, após o jogador balançar a rede do América-MG pelo Campeonato Mineiro, no último sábado (9). Mas o atacante do Galo tem 108 gols, se contabilizarmos desde 2020 — início do decênio conforme a Organização Internacional de Padronização (ISO, na sigla em inglês) —, quando atuava no futebol chinês. Mesmo assim, em ambos os casos, ele está atrás de um ex-Grêmio na lista da artilharia.
Trata-se de Bérgson, revelado pelo Tricolor em 2010. Aqui no Sul, foram poucos jogos e somente um gol marcado. Após passagens por diversos clubes brasileiros, o atacante foi parar no Johor FC, da Malásia, onde está desde 2021. Por lá, são 114 gols em 122 jogos, segundo a assessoria do atleta. Antes, em 2020, jogou nos rivais Ceará e Fortaleza, marcando quatro e três gols, respectivamente.
Ou seja, desde o início da década, em 2020, Bérgson balançou as redes dos adversários 121 vezes. Hulk, por sua vez, marcou 108, conforme o site ogol. Ambos os atacantes intensificaram seus números nos clubes em que atualmente estão, apesar de, obviamente, a competitividade no Brasil ser muito maior do que na Malásia.
*Colaborou: Nikolas Mondadori