Depois da eliminação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo feminina da Austrália e Nova Zelândia, a CBF trabalha forte para ter o Brasil como sede do Mundial de 2027.
O anúncio do país-sede será feito no congresso da Fifa, marcado para 17 de maio de 2024. Os concorrentes do Brasil são os seguintes:
- África do Sul;
- Alemanha, Holanda e Bélgica (candidatura conjunta);
- Estados Unidos e México (candidatura conjunta).
Os 211 países filiados à Fifa têm direito a votar para a escolha. O cenário para apontar favorito ainda está indefinido, pois as candidaturas são de quatro continentes diferentes.
É provável que a votação seja feita em bloco pelos continentes. Isso significa que a Conmebol vota em peso no Brasil, a UEFA na Alemanha, Holanda e Bélgica, a Concacaf em Estados Unidos e México e a Confederação Africana na África do Sul.
Por isso, o posicionamento da Ásia, com 46 votos, será fundamental. Principalmente se a votação realmente for em bloco.
Um outro ponto importante é a repetição de sedes. Os Estados Unidos já receberam duas vezes a Copa. A Europa foi sede três vezes.
América do Sul e África nunca receberam o Mundial feminino. Por isso, as candidaturas de Brasil e África do Sul são consideradas fortes.
Se o Brasil for escolhido, Porto Alegre com certeza será uma das sedes, faltando apenas definir se Beira-Rio ou Arena receberá os jogos.