O grupo de transição do Grêmio segue com a sua rotina de trabalhos à distância, com atividades bem elaboradas e um sistema moderno, com um aplicativo capaz de reunir os jogadores em uma sala virtual para a realização dos treinos diários.
O projeto foi desenvolvido pelos profissionais do grupo de transição e funciona da seguinte maneira: todos os jogadores ficam em suas casas e no horário marcado para o treino acessam o aplicativo para monitoramento de atletas no telefone celular ou tablet. Ali eles entram nesta sala virtual, onde os integrantes da comissão técnica, comandados pelo técnico Thiago Gomes, passam as orientações e monitoram todas as atividades.
Com as imagens de cada jogador em sua casa, a comissão determina o que deve ser feito, como treinamento físico e exercícios para prevenção de lesões. Cada atleta precisa preencher os seus dados pelo celular. Outros detalhes chamam a atenção, como as palestras táticas para o grupo, e as orientações setorizadas para as diferentes posições, como volantes e atacantes, com imagens de jogos do grupo principal.
No momento não existe uma certeza da data da retomada das competições das categorias de base no Brasil. O grupo de transição do Grêmio disputará o Campeonato Brasileiro de Aspirantes e a Copa FGF. Mas manter estes atletas em atividade é fundamental, pois a qualquer momento eles poderão ser chamados ao grupo principal. Entre os nomes que estão fazendo este trabalho à distância, estão Victor Bobsin, Diego Rosa, Rildo e Elias.