A imprensa italiana acompanha os passos do Napoli em uma possível negociação envolvendo Everton, do Grêmio. O assunto esquentou nos últimos dias, especialmente após o pai do atacante ter admitido ao GaúchaZH de que o clube europeu havia procurado seu filho para uma conversa, onde um projeto teria sido apresentado a ele.
O valor da multa rescisória do atacante gremista é considerado impraticável, 120 milhões de euros (R$ 704,8 milhões), e o presidente Romildo Bolzan Júnior admite negociá-lo por um preço bem menor. De acordo com o site alemão Transfermarkt, especializado na cotação de jogadores de futebol, Cebolinha está avaliado em 28 milhões de euros (R$ 164,5 milhões).
Avaliação de mercado
O Napoli só fará uma proposta oficial por Everton se entender que o jogador gremista traz o melhor custo-benefício do mercado. Por isso, também sonda outros atletas.
De acordo com a mídia italiana, o Napoli busca um substituto para a saída do espanhol José María Callejón, que aos 33 anos deve retornar à sua terra natal. O técnico Gennaro Gattuso também quer um atacante de área para a vaga do polonês Arkadiusz Milik, que deve ser negociado por 50 milhões de euros com Atlético de Madrid ou Tottenham, que já abriram conversas com os napolitanos.
Os concorrentes de Everton seriam o francês de origem marfinense Jérémie Boga, o italiano Riccardo Orsolini, e o kosovar Milot Rashica, do Werder Bremen.
Sem proposta oficial até agora
E é nesta engrenagem de negociações que o Napoli buscará enquadrar a proposta ao Grêmio por Everton. Por isso, após a conversa com o atacante, o presidente Aurelio de Laurentiis determinou ao diretor esportivo Cristiano Giuntoli que ouça do clube do gaúcho o valor pretendido para iniciar uma negociação.
Até o momento, segundo a direção gremista, nenhuma proposta formal foi apresentada. Em uma possível transação, o clube gaúcho tem direito a 50% do valor. A outra metade está dividida entre o ex-agente do jogador, Gilmar Veloz, que é detentor de 30%, além do investidor Celso Rigo (10%) e do Fortaleza (10%).
Valores de mercado dos jogadores que interessam ao Napoli*
Everton (Grêmio) — 28 milhões de euros
Milot Rashica (Werder Bremen) - 28 milhões de euros
Riccardo Orsolini (Bologna) - 20 milhões de euros
Jérémie Boga (Sassuolo) - 16 milhões de euros
*Dados do site Transfermarkt