O próprio Renato já adiantou na entrevista coletiva de domingo (11), após a vitória contra o Vasco, que a tentativa de renovação do seu contrato com o Grêmio será uma "novela". Garantiu que não uma "novela mexicana", mas com um enredo de vários capítulos e que não se resolverá tão rapidamente.
E o próximo capítulo já tem data marcada. Nesta segunda-feira (12), passado o jogo de domingo na Arena, Renato vai começar a analisar com calma a proposta feita pelos dirigentes do Grêmio, no final da semana passada ao seu empresário, Gerson Oldenburg. Não é um contrato simples. A proposta prevê luvas, cláusulas e bonificações. Tudo isto será avaliado pelo técnico, em conjunto com o seu agente, a partir desta segunda.
Este é o terceiro capítulo da novela. O primeiro, foi a conversa entre Renato e Romildo Bolzan, quando o presidente do Grêmio ouviu do técnico o desejo de ficar na Arena. O segundo capítulo foi a apresentação da oferta ao seu empresário. O terceiro, a análise da proposta. Este ainda está em andamento.
Mas como em toda boa novela, outros capítulos ainda virão. Entre eles, uma provável contra-proposta de Renato, que deverá ser examinada pelos dirigentes gremistas. Outras possibilidades fortes: ouvir as demais propostas para 2019, como dos candidatos à presidência do Flamengo. Os dois, Ricardo Lomba e Rodolfo Landim, já avisaram que querem conversar.
Desta maneira, Renato tem razão. A situação não vai se resolver tão rapidamente. O técnico pretende primeiro avaliar com calma todo o cenário para a próxima temporada, e tomar a melhor decisão, sem pressa. Mas uma coisa é certa. Ele tem o desejo da permanência. E isto poderá ser fundamental. O que vai definir tudo agora é a questão contratual e análise do melhor projeto de trabalho.