A Conmebol encara Grêmio x Universidad Católica como um dos jogos mais importantes da rodada final da fase de grupos da Libertadores. Prova disso foi a escolha de um dos árbitros mais experientes do continente para o confronto. Quem apita a partida é o argentino Néstor Pitana, mesmo juiz que atuou na abertura e na final da Copa da Rússia em 2018.
Aos 43 anos e com quase 100 jogos internacionais na carreira, Pitana alcançou a condição quase de celebridade do apito nos últimos anos. Ele é chamado de forma recorrente para partidas decisivas em competições de diferentes países e continentes, como ocorreu na semana passada.
O argentino foi contratado para atuar na final da Copa do Rei da Arábia Saudita. A curiosidade é que ele chamou o gaúcho Anderson Daronco para ser um dos árbitros de vídeo na vitória por 2 a 1 do Al Taawon contra o Al Ittihad. O convite é fruto da boa relação entre Daronco e Pitana com a convivência em competições e cursos da Conmebol.
Isso resultou em uma parceria que reuniu o maior árbitro da Argentina e um dos principais nomes do apito do Brasil em uma inusitada partida das Arábias.