No Rio Grande do Sul, assim como no restante do país, existem milhares de obras públicas inacabadas ou paralisadas. Os motivos são quase sempre os mesmos: projetos mal concebidos, licitações e contratos frágeis, empreiteiras sem condições de suportar obras de grande escala e porte, desvio de dinheiro ou simplesmente desinteresse dos novos governos em tocar adiante o que foi iniciado pelos anteriores. Ao fim, quem sai prejudicado é sempre o cidadão.
A reportagem que ilustra a capa desta edição é um clássico exemplo de desperdício e de descaso com famílias de dezenas de localidades do Estado. Em 2012, um ambicioso programa do governo federal, o Proinfância, foi posto em prática com o objetivo de solucionar um dilema de pais que não tinham onde deixar os seus filhos na hora de trabalhar. Dez anos depois, das 1,8 mil escolas previstas, pouco mais da metade foi concluída.
A reportagem do Grupo de Investigação da RBS (GDI), feita por Humberto Trezzi, com imagens de André Ávila e colaboração de Cristine Gallisa, percorreu o Estado para mostrar um cenário desolador. A investigação feita pela equipe não só mostra os problemas que levaram ao abandono de centenas de creches como também a situação de pais e filhos que tanto almejavam o término dessas obras.
– O que mais me chamou a atenção nas localidades que visitamos foi o drama dos pais. Grande parte das mães parou de trabalhar por falta de creche, enquanto via a obra abandonada, diante dos olhos – conta Trezzi.
A reportagem está publicada no caderno DOC e também em GZH e foi ao ar, nesta sexta-feira, no programa Gaúcha Mais, da Rádio Gaúcha, e no RBS Notícias, da RBS TV.
•••
Na próxima terça-feira, a colunista de Política de ZH e GZH e comentarista da Rádio Gaúcha Rosane de Oliveira receberá da Câmara de Vereadores o Título de Cidadã de Porto Alegre. A proposição é da vereadora Lourdes Sprenger. Natural de Campos Borges, Rosane reside na Capital desde os 17 anos, quando passou a cursar a faculdade de Jornalismo na PUCRS. Hoje, é uma das principais jornalistas do Rio Grande do Sul e do país. Parabéns, Rosane.