Todo o trabalho de um grande profissional é único, portanto, insubstituível. Isso vale para qualquer profissão, incluindo o jornalismo.
No último dia 27, o cronista, escritor e repórter David Coimbra, um dos mais importantes jornalistas da história do Grupo RBS e do país, morreu após uma década de luta contra o câncer. O vasto conteúdo deixado por David nas páginas de ZH, em GZH e nos seus livros será lembrado sempre que alguém for buscar prazer na leitura, inspiração, informação ou referências literárias e históricas. O jornalismo e a literatura agradecem pelo teu legado eterno, David.
A partir da edição de ZH deste sábado/domingo (4 e 5), o também jornalista e escritor — e atualmente colunista semanal de ZH — Fabrício Carpinejar passa a escrever diariamente no espaço antes ocupado por David, na penúltima página do jornal. Mantendo a tradição daquela página, abordará temas variados do cotidiano. Os seus textos também estarão em GZH.
Com 48 livros publicados, e mais de 20 prêmios literários, entre eles duas vezes o Prêmio Jabuti, Carpinejar é um dos escritores contemporâneos mais reconhecidos do país. É o atual patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Na sua coluna diária de estreia, intitulada "A finitude não é um empecilho", ele faz uma homenagem a David, destacando que jamais irá substituí-lo.
Aos nossos leitores, o escritor manda a seguinte mensagem:
— O que mais amo no Rio Grande do Sul é a luz. Pode estar nublado, chovendo, ainda tem uma luz só nossa, com sotaque, que traz um brilho todo especial para as janelas, para as vitrines, para os parques e as praças, para os rostos das pessoas se movimentando para as suas vidas. Na coluna diária, na tradicional e lendária última página do nosso jornal Zero Hora, antecedendo e honrando cronistas inesquecíveis, pretendo espalhar essa luz da Capital ao Interior, do Interior para a Capital. Será meu jeito de ajudar a combater as sombras. Conte comigo para vencer o medo do futuro.
Além de ZH e GZH, Carpinejar estará presente na Rádio Gaúcha, com entradas diárias no programa Gaúcha Hoje e participação no SuperSábado, e terá ainda um podcast.
Outra novidade é o retorno do jornalista Tulio Milman. Depois de 24 anos atuando no Grupo RBS em diferentes veículos, entre eles ZH, onde até o final do ano passado assinava o Informe Especial, Tulio passou a contribuir como consultor de relações institucionais e a se dedicar a projetos pessoais. A partir da próxima quinta-feira, passa a escrever semanalmente na página 4 do jornal, no espaço até então ocupado por Carpinejar.
Sucesso aos dois.