Não fosse a pandemia, neste momento os 5.568 municípios brasileiros estariam em plena campanha eleitoral, com candidatos a prefeito e a vereador buscando os votos do eleitor por meio da propaganda de rádio e TV, pelas redes sociais e, principalmente, no corpo a corpo, com apertos de mão e distribuição de santinhos.
A poucos mais de dois meses do primeiro turno (15 de novembro), não sabemos ainda como se dará a campanha nas ruas – que oficialmente se inicia no dia 27 – em razão do risco de contágio da covid-19. Porém, para a Justiça Eleitoral e os partidos políticos a jornada já começou. Assim como para ZH e GZH, que têm dedicado cada vez mais espaço a conteúdos de serviço, definição de candidaturas e formação de coligações.
Destaco duas reportagens que exemplificam os diversos ângulos da nossa cobertura eleitoral. Na quarta-feira, o repórter Fábio Schaffner contou como foram os bastidores do acordo entre os vereadores para levar adiante o processo de impeachment do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan, e que tinha como pano de fundo a sucessão no paço municipal. Fábio, um profissional nativo do jornalismo político, entrevistou vários parlamentares para conseguir montar o quebra-cabeça dessa negociação, até então desconhecida na sua totalidade pela população.
Nesta edição, a repórter Juliana Bublitz – uma jornalista acostumada a destrinchar números – mostra o resultado do mergulho que fez nos dados do Tribunal Superior Eleitoral para traçar o perfil do gaúcho apto a votar. Com a consultoria da analista Gabriela Schmidt, que integra a área de Inteligência de Mercado da RBS, a reportagem traz dados relevantes, e até curiosos, que farão mais adiante a gente entender melhor os resultados das urnas.
– Conhecer esses dados e traduzi-los para o leitor é fundamental, porque mostram como o eleitorado evoluiu e como isso deveria impactar nas campanhas. Por exemplo: se os votantes estão envelhecendo, os candidatos precisam incluir no seu rol de propostas ideias voltadas a esse grupo – conta Juliana.
Como ressaltei acima, são apenas dois exemplos do que temos feito. A partir de agora, com maior frequência, falarei de eleições neste espaço. Muitos conteúdos diferenciados estamos preparando para nossos assinantes.