Primeiro, a foto. Arthur não pode ser condenado, ainda que alguns, na costumeira inquisição das redes sociais, tenham ateado fogo. Imagine se você tem 21 anos e, numa reunião com dirigentes do Barcelona, autorizada pela direção do seu clube, ouve o canto da sereia. Prometeram-lhe o Nirvana do futebol. E milhares de euros na conta bancária.
Algo mais ou menos assim: vais jogar ao lado de Messi, que se encantou quando mostramos quem iríamos contratar. Há anos procurávamos um novo Iniesta. És a peça perfeita para o nosso estilo.
Qual jogador, de qualquer time, após ouvir tudo isso, tendo passado a infância jogando PlayStation e escalando o Barça de Messi, não aceitaria vestir a camiseta só para uma fotinho, a ser exibida só depois de tudo fechado?
Eu é que não irei condená-lo.
Chega de condenações sumárias sobre tudo. Foi uma imprevidência. Ponto. Alguém do seu estafe poderia ter interferido quando propuseram o clique de praxe. Mas nem se sabe ao certo o cenário em que tudo aconteceu. A questão, agora, é: e depois da foto?
ARROGÂNCIA – Os cartolas do Barça esbanjam arrogância, como se nada além existisse. Primeiro, o menino Manu, a promessa de craque que deixou o Grêmio e foi morar na Espanha. Agora, essa foto. Qual o motivo, se era só reunião para conhecer a família? Para sair nos jornais de lá, é claro. Foi capa no diário Sport, espécie de porta-voz do clube. O Barça criticou o PSG por pagar a multa de Neymar, mas tenta fazer o mesmo com Arthur. Dane-se a coerência.
ODORICO – Se o Barça pagar a multa de 50 milhões de euros, nada há a fazer. Vale dizer que dá para contratar um time inteiro. Odorico Roman está coberto de razão. Arthur, cuja talento o impedirá de ficar muito tempo no Brasil, é alvo da cobiça de vários times da Europa. Em caso de negociação, o Grêmio não é obrigado a vender para quem o trata com desdém. Não é só o Barcelona que joga trocando muitos passes, ao estilo Arthur.
ABU DHABI – Fora do Mundial por ruptura de ligamento no tornozelo, Arthur é baixa enorme. Mas não é o fim dos tempos. Michel já deve estar melhor para formar dupla com Jailson, que cresceu. Maicon viaja. Em Abu Dhabi, caberá a Ramiro, volante de origem deslocado para a extrema, ser mais protagonista na criação. Geromel pode ficar fora da semifinal? Dureza perder o capitão, mas lembremos que Bressan mudou de patamar.