Depois do vazamento de uma foto em que Arthur, vestido com a atual camisa do Barcelona, aparece ao lado de um representante do clube europeu, o jogador publicou uma mensagem que pode acalmar alguns gremistas preocupados em perder o atleta para o clube espanhol. Na tarde deste sábado (2), o volante publicou em seu perfil no Instagram uma imagem em que aparece em campo com a camisa do Grêmio junto da seguinte mensagem:
"Infelizmente, devido a uma lesão, não poderei estar fisicamente em campo no Mundial. Podem ter certeza que meu coração e todas as minhas energias positivas estarão com essa família que se tornou a nossa equipe. O Grêmio é o meu time. Eu amo e respeito essa instituição que me ajuda diariamente. Jamais deixarei o Clube pela porta dos fundos. Aqui é minha casa. Vamos juntos por mais. Sempre!"
O atleta comentou ainda sua trajetória ao longo do ano junto ao tricolor gaúcho, time em que trabalha desde os 14 anos.
"De um início de ano ainda cheio de dúvidas para um encerramento mágico. Ótimas campanhas no Brasileirão e na Copa do Brasil e a redenção no título inesquecível da Libertadores da América. Agradeço do fundo do coração a todos que me incentivaram ao longo de 2017. A força das palavras de vocês me trouxe ainda mais determinação."
A polêmica surgiu na sexta-feira (1º), quando a imagem vazou nas redes sociais. Na foto, além de Arthur e do representante do Barcelona, André Cury, aparecem também o filho de Roberto Assis e sobrinho de Ronaldinho, Diego Assis, o pai do volante, Aílton Melo, o filho do empresário Jorge Machado, Kaue Machado, irmão de Arthur, Paulo, e o também empresário Matheus Costa.
O registro pegou de surpresa membros da direção do Grêmio, que descartaram a existência oficial de proposta de compra pelo volante de 21 anos. Em entrevista ao Estúdio Gaúcha, diretor jurídico tricolor, Nestor Hein, afirmou que o clube gaúcho irá denunciar o Barcelona à Fifa por aliciamento do jogador.