O 20 de Setembro deste ano não será lembrado pelas enchentes, pelas 48 trágicas mortes das enxurradas históricas no Vale do Taquari, pelas cidades submersas e destruídas, pelos 5 mil desabrigados e 20 mil desalojados.
Todo trauma experimentado não será maior do que a reação emocionante de amor que testemunhamos nas últimas semanas para socorrer 83 municípios afetados pelos ciclones extratropicais.
A esperança superará a dor em nossa memória coletiva.
Daqui a uma década, recordaremos o quanto nos unimos para combater os efeitos devastadores dos eventos climáticos, colocando o nosso brasão em movimento por uma causa humanitária.
Nosso 20 de Setembro será das centenas de voluntários que saíram de Sapucaia do Sul, Igrejinha, Três Coroas e São Leopoldo para empunhar uma vassoura, um rodo e uma pá, dispostos a levantar Muçum dos escombros e da lama. Largaram o emprego para se dedicar a cuidar de um estranho como se fosse da sua própria família.
Nosso 20 de Setembro será da empatia como nunca vista no Estado. Das pousadas que abdicaram do lucro para acolher quem perdeu sua casa.
Nosso 20 de Setembro será dos profissionais da Universidade do Vale do Taquari (Univates), que decidiram espontaneamente produzir e entregar 1,1 mil marmitas diárias para pessoas em situação de risco.
Nosso 20 de Setembro será dos estudantes da UniRitter, que abandonaram repentinamente as salas de aula para prestar auxílio à população ferida e abalada emocionalmente em Roca Sales.
Nosso 20 de Setembro será dos 400 enfermeiros, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos e psiquiatras que atenderam ao chamado de emergência para combater o estresse agudo das comunidades.
Nosso 20 de Setembro será da mobilização inigualável de 911 servidores estaduais, entre Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS), Brigada Militar (BM) e Polícia Civil (PC), que prestaram o socorro inicial. Equipes em 10 helicópteros sobrevoaram as áreas atingidas para resgate imediato de sobreviventes em árvores, telhados e acostamentos de estradas.
Nosso 20 de Setembro será da entrega de centenas de milhares de kits de higiene e de limpeza, agasalhos, roupas íntimas e roupas de cama, alimentos e água mineral nos postos de coleta da Defesa Civil.
Nosso 20 de Setembro será das contribuições para a conta SOS Rio Grande do Sul, mediante Pix (CNPJ: 92.958.800/0001-38).
Nosso 20 de Setembro será do exército de um homem só, da força carismática de um único comediante, capaz de arrastar uma multidão da sua plateia para acudir a nossa calamidade.
Acostumado a fazer rir no palco, secou as lágrimas do norte do Rio Grande do Sul e arrecadou inacreditáveis R$ 2,8 milhões em apenas 10 dias com seus seguidores.
Eduardo Gustavo Christ, 31 anos, criador do personagem Badin, o Colono, morador de Erechim, fenômeno do YouTube, interrompeu sua lua de mel em Porto de Galinhas (PE) ao tomar conhecimento dos estragos das cheias e liderou a maior vaquinha da história das redes sociais.
E diremos, lá adiante no tempo, que foi o 20 de Setembro de 2023 o precursor da solidariedade.