Um colosso de 12,3 quilômetros de extensão e 140 mil metros cúbicos de concreto, edificado a 55 metros das águas achocolatadas do Guaíba, começa a ganhar forma em um dos principais acessos à Capital.
Antigo sonho dos gaúchos, a ponte que liga Porto Alegre ao sul do Estado vai ser uma opção ao defasado e instável vão móvel – que continuará sendo um temor para grandes embarcações, porque pode não subir, mas deixará de ser um risco para o fluxo de veículos.
Pela importância estratégica, ZH tem dedicado tempo e energia para cobrir, passo a passo, a obra de R$ 770 milhões. Desde maio, publicamos três fotos na capa do jornal e mais de uma dezena de reportagens sobre a empreitada. Nenhuma abordagem, porém, foi tão minuciosa, completa e surpreendente quanto a grande reportagem gráfica desta edição e no especial digital em GaúchaZH.
Durante duas semanas, a designer Paola Gandolfo, o editor de Arte Leandro Maciel, o fotógrafo Lauro Alves, o repórter Marcelo Kervalt e o editor Carlos Ismael se dedicaram ao trabalho.
– O Lauro (Alves), o (Marcelo) Kervalt e eu passamos uma manhã conversando com engenheiros e responsáveis pela obra. Andamos de barco para olhar de perto os pilares e fotografar diferentes ângulos – conta Paola, 34 anos, mãe do pequeno Ravi, quatro anos, e "madrinha", na editoria de Arte, do projeto ZH Explica, criado em julho com o objetivo de descomplicar, com artes e gráficos, assuntos complexos do dia a dia, como é a nova ponte do Guaíba.
Desde o lançamento, ZH Explica, que no ambiente digital se chama GaúchaZH Explica, produziu 17 reportagens gráficas.
Um dos segredos da qualidade do material de ZH é o envolvimento, desde a concepção até o final, de uma equipe multidisciplinar.
– Reunimos pessoas de diferentes áreas já no começo da pauta, o que é muito legal. Nem sempre conseguimos fazer isso – complementa Paola.
A aproximação de áreas, celebrada por Paola, é uma tendência irreversível na Redação integrada. Cada vez mais, profissionais com diferentes expertises atuam lado a lado, de forma complementar, para atender ao consumidor de notícias em todas as plataformas.
Vantagens para assinantes
Aproveito esta carta para compartilhar uma novidade exclusiva para o assinante de Zero Hora: a partir de segunda-feira, dia 10, você poderá receber um resumo dos principais fatos do dia direto no seu e-mail com os novos GZH Noite e GZH Domingo Digital. As newsletters prometem mais comodidade e praticidade, já que não será necessário fazer download para acessar o conteúdo, e a leitura poderá ser feita em até 10 minutos.
Os produtos já estão incluídos no valor da mensalidade – não será preciso pagar nada a mais por isso. Para receber, basta acessar gauchazh.com/gzhnoite ou gauchazh.com/domingodigital e colocar seu e-mail e o CPF do titular da assinatura.