Os Jogos Olímpicos começaram nesta quarta-feira (24) e com lambança no futebol. A partida entre Argentina e Marrocos teve o que o de pior o esporte pode apresentar. Acréscimos de 15 minutos, invasão de torcida, paralisação de duas horas, gol revisado e anulado após esse período e mais quatro minutos jogados. Enfim, o futebol masculino mostrou sua cara na Olimpíada.
Lutas
A seleção brasileira de judô finalmente treinou completa. Mayra Aguiar esteve presente na atividade desta quarta e se mostrou bastante disposta. A judoca da Sogipa parece estar muito focada e quem sabe possa beliscar sua quarta medalha olímpica em Paris. O sorteio que definirá a ordem dos confrontos ocorrerá nesta quinta às 9h da manhã (de Brasília).
O boxe brasileiro está otimista quanto ao desempenho nos Jogos. A comissão técnica projeta duas medalhas, mas não será surpresa se a equipe, que fez um excelente ciclo, e que terá nove cabeças de chave no torneio olímpico, não conquiste ao menos mais duas medalhas.
Tour brasileiro e polêmica dos uniformes
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) abriu as portas de St.Ouen para a imprensa brasileira e foi possível ver mais uma vez o tamanho e a dimensão atingidos pela entidade em eventos desse porte. A estrutura disponibilizada para os atletas da delegação é de alto nível, em uma região essencialmente familiar e que realmente abraçou os brasileiros. Quando cruzávamos o Grand Parc um grupo de crianças gritou "Brasil, Brasil", assim como fizeram metros depois, alguns policiais que faziam sua ronda pela área.
Durante conversa com os jornalistas foi possível sentir o desconforto causado pelas críticas de alguns atletas e influenciadores aos uniformes da delegação brasileira. O presidente Paulo Wanderley chegou a dizer que “Não é Paris Fashion Week, é Olimpíada” numa referência clara às reclamações.
Ensaio no Sena
No final da tarde de quarta o Comitê Organizador fez mais um ensaio da Cerimônia de Abertura no Sena. Fiquei postado na Ponte Alexandre III e pude observar como os barcos irão manter uma distância considerável e serão ocupados por mais de uma delegação, já que será limitada a presença de atletas. Alguns artistas também ensaiaram apresentações em outros pontos do rio.