Os feitos de Rebeca Andrade continuam sendo ampliados. Pois bem, enquanto acompanhava sua brilhante performance no recém terminado Mundial de Ginástica Artística, passei a pensar qual o tamanho dela na história do esporte brasileiro.
E a cada dia que pensava em escrever algo lembrava que 24 horas depois ela poderia já ter feito mais. Porque gênios do esporte, os chamados fora de série, são assim. A cada apresentação ou torneio eles nos surpreendem com novos feitos, novas marcas. Superar o que é limite para os comuns, para estes atletas é algo corriqueiro.
Mas o Mundial terminou e Rebeca só irá voltar a competir nos Jogos Pan-Americanos. Em Santiago, as disputas da ginástica acontecerão entre 21 e 25 de outubro. Dessa forma, é possível falar de seus feitos e tentar dimensioná-los, até as novas conquistas.
Por falar em Pan, a ginasta brasileira será uma das maiores atrações do evento. Ela faz parte da lista de Embaixadores dos Jogos, ao lado de outros 14 atletas das Américas. E apesar de toda a relevância que estes outros têm para suas modalidades e seus países, nenhum possui o tamanho de Rebeca Andrade. Talvez só se os Estados Unidos levassem Simone Biles em sua equipe haveria alguém do mesmo porte.
Não é exagero colocar Rebeca Andrade no patamar dos maiores esportistas de todos os tempos. Na ginástica, ele é uma das únicas 12 atletas a conquistar medalhas nos quatro aparelhos (solo, salto, barras paralelas assimétricas e trave) na história dos mundiais, sem falar nas conquistas dos Jogos Olímpicos de Tóquio e que devem ser ampliadas em Paris no próximo ano.
Para se ter ideia do que essa atleta de 24 anos está fazendo é só observarmos que ela se tornou alvo da imprensa americana especializada em ginástica, que já a transforma na "rival de Simone Biles". Mas uma rivalidade sadia, com respeito, tanto que elas são vistas constantemente juntas quando estão em competições.
Simone, apontada como uma das maiores de todos os tempos, precisa de desafios. E Rebeca Andrade é exatamente essa medida. E a brasileira, que já colocou o mundo a dançar o "Baile de Favela", agora começa a mostrar que já faz parte do seleto grupo dos maiores da história. No Brasil, ela se encaminha para ser a maior esportista mulher de todos os tempos.
Quem duvidar que pergunte para Simone Biles, que na Antuérpia revelou uma de suas conversas com Rebeca e revelou que ao ouvir da brasileira "que iria se aposentar após Paris", afirmou que a retrucou dizendo: "Não, a gente precisa de você".