Apaixonada pelo basquete e em êxtase com a passagem da seleção brasileira pela cidade, no final de fevereiro, Santa Cruz do Sul está mobilizada com sua equipe que disputa o Novo Basquete Brasil (NBB). Nesta terça-feira (7), às 20h, o União Corinthians volta à quadra para enfrentar um dos principais times do país, o São Paulo, em jogo marcado para a capital paulista.
O objetivo é disputar os playoffs da principal competição do país pela primeira vez, já que o clube está em sua segunda temporada, após amargar um longo período fora da elite do basquete nacional. E para que isso ocorra a mobilização é total no município do Vale do Rio Pardo, que deve apresentar nos próximos dias campanhas que pretendem unir o esporte e uma das principais marcas da cidade, a Oktoberfest.
A passagem das seleções do Brasil, de Porto Rico e dos Estados Unidos pela cidade voltaram a colocar Santa Cruz do Sul em evidência e a ideia é aproveitar a exposição gerada pelas partidas que levaram mais de 10 mil pessoas ao Ginásio Poliesportivo Arno Frantz.
"Terra do Basquete para todo o sempre, amém! Semana do Basquete conquista novas gerações" é o tema de uma das campanhas. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes, a procura pelas quadras espalhadas pela cidade aumentou e o número de praticantes deve aumentar. Um dos casos citados é o de Luiza Bencke Machado, de 13 anos, aluna da Escola Municipal Luiz Schroeder, que ao lado de colegas de escola voltou a praticar a modalidade.
— Achei muito legal a ideia de espalhar bolas nas praças. O basquete é meu esporte favorito, mas percebi que até quem não curte entrou no clima da semana do basquete, porque as pessoas realmente compraram a ideia e foram prestigiar, e isso foi muito bom — garante a jovem.
Nos próximos dias, Santa Cruz do Sul uma quadra de basquete será personalizada no Parque da Oktoberfest, com as cores da Alemanha, com o Fritz e a bola de basquete ao centro, e com a inscrição Terra do Basquete.
— Unir a Oktober e o basquete, coloca juntos dois ícones da nossa cultura, que organicamente nos reconhecem longe dos nossos limites municipais — ressalta o secretário Everson Bello.
Na chamada semana do basquete, de 18 a 26 de fevereiro, diversas atividades foram realizadas na cidade, incluindo o lançamento do livro "Sete mil dias - A volta de Santa Cruz do Sul à elite do basquete", do jornalista Guilherme Mazui Roesler, torneios de basquete 3x3, competições de lance livre, bolas gigantes em praças e cruzamentos, oficina com autistas. Todos estes eventos tiveram grande procura e reafirmaram que a cidade vive e respira basquete.