A literatura esportiva no Brasil ainda é pequena. Por isso, todas as iniciativas para não deixar diversos feitos de atletas e clubes caírem no esquecimento devem ser sempre saudadas.
Na noite de quarta-feira (22), em Santa Cruz do Sul, o jornalista Guilherme Mazui Roesler lançou mais um livro sobre a fabulosa história do basquete na cidade, ligando a trajetória do time campeão da Liga Nacional de 1994 com a equipe que retornou à elite nos últimos anos.
O livro 7 mil dias - A volta de Santa Cruz do Sul à elite do basquete narra o período compreendido entre o final do projeto que fez a cidade sonhar alto e se sentir parte importante do esporte nacional e a retomada feita aos poucos e que culminou com a volta ao NBB.
E nessa noite de lançamento, muitos personagens se fizeram presentes, entre eles Hiram Almeida, o homem que foi responsável pela vinda de Ary Vidal para Santa Cruz e que ainda hoje desfila conhecimento sobre o esporte e uma memória fantástica, mesmo quase três décadas depois.
Tive o privilégio de ouvir muitas histórias de seu Hiran, ao lado do professor Heleno Hausmann, ex-jogador do time da cidade e um dos grandes nomes do esporte na região, responsável por formar atletas e que ainda exerce a função de apresentador de programa de esportes na Rádio Gazeta. Chamado de "Professor Olímpico", ele e seu Hiram são duas pessoas a quem o nosso esporte deve muito.