A passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul ao longo desta quinta-feira (24) provocou transtornos em diversos municípios do Estado. Na Região Central, rajadas de vento levaram o telhado do galpão de uma cooperativa agrícola.
O vídeo foi registrado pelo agrônomo Frederico Scherer, em São Francisco de Assis. Segundo ele, ninguém ficou ferido (veja vídeo abaixo).
Em muitos municípios gaúchos, as rajadas superaram os 100 km/h. Conforme a Defesa Civil, Igrejinha teve vento de 133,2 km/h. Em Santa Maria, a velocidade foi de 102 km/h.
Em Porto Alegre, foram registradas quedas de árvores, falhas em sinaleiras e bloqueios de vias. Já em Caxias do Sul, houve também registros de destelhamentos.
Em todo o Estado, 526 mil pontos estavam sem energia elétrica até o início da noite desta quinta.
Ciclone extratropical
A passagem da tempestade pela Região Metropolitana foi marcada por chuva intensa e rajadas de vento de 83 km/h, capturada em vídeo.
Em Taquara, houve registro de nuvem prateleira, fenômeno que antecede as tempestades e escureceu o céu.
O ciclone deverá se afastar para o alto-mar na sexta-feira, indica a Climatempo, o que diminuirá a intensidade das condições adversas. No entanto, vento forte ainda deve ser registrado no início do dia, com gradual perda de força ao longo do período.
No sábado (26), a temperatura deve cair, promovendo um fim de semana com clima ameno e tempo firme no território gaúcho, após dias de instabilidade.