Uma extensa nuvem prateleira encobriu o céu da Região Noroeste no fim da tarde de quarta-feira (23). O fenômeno foi registrado por uma moradora de Ibirubá, que ficou surpresa com o fenômeno no horizonte do município.
Uma nuvem prateleira é caracterizada por anteceder a chegada de tempestades e ser acompanhada por fortes rajadas de vento. Meteorologista da Climatempo, Guilherme Borges explica que o fenômeno costuma se formar na base de nuvens cumunolimbus – habitualmente responsáveis por chuva intensa.
Com grande extensão, a nuvem prateleira pode lembrar uma onda. Sua camada superior costuma apresentar tons em cinza mais claro, que contrastam com a base escura em tons azulados ou acinzentados.
A passagem do fenômeno por Ibirubá foi registrada por volta das 18h40min de quarta-feira. O vídeo mostra o avanço da nuvem sobre o centro do município da Região Noroeste.
O volume de chuva registrado ontem em Ibirubá foi de 28,8 milímetros e a maior rajada de vento chegou aos 51,8 km/h, conforme a Climatempo. Entre a meia-noite e o meio-dia desta quinta-feira (24), o vento atingiu 78 km/h.
RS em alerta
O avanço de um ciclone extratropical em direção ao Oceano Pacífico, formado durante a madrugada entre o Uruguai e a Fronteira Oeste, favoreceu a formação de intensas nuvens de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Todo o território gaúcho está sob alerta de tempestade, com possibilidade de vento acima de 100 km/h.
Durante a manhã, o fenômeno atuou com mais força sobre a Região Central e a Fronteira Oeste, onde há relatos de estragos. A maior rajada de vento até o início desta tarde foi em Santa Maria, com 104 km/h registrados na base aérea.
O vento que sopra do ciclone espalha as nuvens de instabilidade para as demais regiões. Em Soledade, na Região Norte, o vento chegou a 91 km/h. Há relatos de destelhamentos em Igrejinha, no Vale do Paranhana, e em Taquara, Vale do Taquari.
A tempestade também chegou a Porto Alegre e Região Metropolitana, onde já houve registro de chuva no início da tarde. As rajadas de vento chegaram a 85 km/h em Canoas e 83 km/h na Capital em atualização do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do meio-dia desta quarta-feira.