O furacão Milton recuperou força nesta terça-feira (8) e voltou a ser uma tempestade de categoria 5, podendo se tornar "a pior tempestade" a atingir a península em um século, alertou o presidente Joe Biden.
Com rajadas de vento sustentadas de 270 quilômetros por hora, a tormenta avança em direção ao Estado da Flórida, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA.
— É provável que haja flutuações na intensidade enquanto o Milton se desloca pelo leste do Golfo do México, mas espera-se que seja um furacão importante e perigoso quando chegar à costa centro-oeste da Flórida na noite de quarta-feira (9) — informou a agência.
O furacão deve tocar a terra na península do sudeste norte-americano na noite de quarta-feira (9). Por isso, as autoridades de Flórida pedem pela evacuação da área.
Rápida intensidade
Milton subiu da categoria 2 para a 5, a máxima na escala de intensidade de furacões. O salto assustou especialistas.
Durante a terça-feira, o Milton perdeu um pouco da força e desceu para a categoria 4, mas, ainda de acordo com o NHC, segue com "alto potencial destrutivo".
Antes de chegar à Flórida, o Milton passou perto da Península de Yucatán, no México, na noite de segunda-feira, causando intensas chuvas, vento forte e ondas, mas sem relatos de grandes danos.
O Estado de Yucatán suspendeu as atividades não essenciais nesta terça-feira. Trabalhadores protegeram portas e janelas com tábuas, enquanto pescadores levaram os barcos para a terra.
Há apenas 10 dias, o furacão Helene causou pelo menos 230 mortes no sul dos Estados Unidos. Autoridades da Flórida ordenaram novas evacuações na mesma região, que ainda se recupera daquele desastre.