O sábado (22) ensolarado contribuiu para o grande movimento na primeira edição da Feira de Adoção Responsável, na Redenção, em Porto Alegre. Parceria dos governos estadual e municipal, do Exército e de protetores de animais, o evento busca dar um lar definitivo a cachorros e gatos resgatados durante a enchente do mês passado.
Com tendas bem organizadas ao redor do Monumento ao Expedicionário, a feira está dividida em setores. Os visitantes podem observar os pets em baias e gaiolas e interagir com eles. Feita a escolha, passam por cadastro e entrevista, recebem orientações de médicos veterinários e, ao final do processo, ganham ração.
Gislaine Farina, 42 anos, gerente de qualidade, levou o filho, João Guilherme, seis, para adotar um cãozinho. O menino saiu com a caramelo Sky nos braços e pedia silêncio a quem falava alto ao redor, tentando preservar o sono da mascote.
— Ele é apaixonado por cachorro. Já estava há tempo pedindo um para brincar — conta a mãe.
A estudante Maria Eduarda Araujo, 19 anos, botou os olhos em Nona, gata de pelagem do tipo escaminha de cerca de um ano, já castrada e vacinada.
— Me apaixonei — diz Maria Eduarda, segurando a caixa com a nova companheira.
Interessados em adotar cães devem levar peitoral ou guia ao parque. No caso de gatos, é necessário ter caixa de transporte. Os tutores precisam ser maiores de 18 anos, apresentar documento de identificação e comprovante de residência. Todos assinam um termo de adoção e guarda responsável.
A Feira de Adoção Responsável da Redenção prossegue neste domingo (23), das 8h às 17h.
Outras feiras de adoção
A tarde deste sábado (22) também tem outras iniciativas semelhantes. Uma feira de adoção de animais resgatados das inundações se realiza no abrigo localizado no Centro Universitário Metodista IPA (Rua Casemiro de Abreu, 1.095, Boa Vista), até as 17h. O espaço encerrará as atividades em breve e precisa encontrar lares para os animais que ainda restam no local.
Já em Canoas, na Região Metropolitana, o ParkShopping (Av. Farroupilha, 4.545, piso L3) dá início a uma série de eventos de adoção neste final de semana, sábado e domingo, das 11h às 18h. A primeira edição exibe animais do abrigo emergencial Pata Molhada, do bairro Marechal Rondon. Os pets estão todos castrados, e os interessados precisam apresentar documento original com foto e comprovante de residência.