O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na sexta-feira (10) dois novos avisos meteorológicos especiais alertando sobre a onda de calor que atinge Estados em todas as regiões brasileiras. Na quarta-feira (8), o instituto já havia alertado sobre o fenômeno.
No primeiro dos alertas publicados na última sexta-feira, o Inmet emitiu um aviso de nível vermelho (grande perigo) para áreas dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rondônia e Distrito Federal. Nessas localidades, as temperaturas máximas deverão ficar 5°C acima da média mensal por mais de cinco dias consecutivos, até pelo menos a próxima quarta-feira (15). Segundo o instituto, nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, as temperaturas máximas devem atingir 44°C até meados desta próxima semana.
Já o outro aviso emitido pelo instituto tem nível laranja (perigo), alertando sobre o impacto da onda de calor em áreas dos Estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará, Amazonas, Rondônia e Rio de Janeiro. Nessas regiões, a previsão indica que as temperaturas máximas devem ficar 5°C acima da média mensal até a próxima terça-feira (14).
O Inmet explica que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno, ou seja, ao número de dias consecutivos. O instituto pontua ainda que os avisos serão reavaliados diariamente para possíveis ajustes.
Neste domingo (12), o Inmet prevê temperaturas máximas de 41°C para Campo Grande (MS), 40°C para Cuiabá (MT) e 40°C para o Rio de Janeiro (RJ).
Confirma as previsões para todas as capitais brasileiras abaixo: