A onda de calor na Europa deve ficar ainda mais intensa nos próximos dias. De acordo com meteorologistas locais, os recordes nos termômetros para o verão — geralmente registrados em julho e agosto — devem perder para altas temperaturas ainda nesta semana. As informações são do The Guardian.
Na França, a temperatura mais alta até agora foi de 41,5°C em 21 de junho de 2003. Em locais distintos do Sul do país, a mais alta até o momento chegou aos 44,1°C, também na onda de calor de 2003.
As máximas de junho serão excedidas na Áustria, Bélgica, República Tcheca , Dinamarca, França, Alemanha, Luxemburgo, Holanda e Suíça, com recordes históricos em alguns dos países.
— As últimas previsões deixam pouco espaço para dúvidas: estamos caminhando para um novo recorde nacional — disse Guillaume Woznica , analista francês, observando que a região de Mééo-France previa picos de 45°C nas cidades de Nimes e Carpentras na sexta-feira (28).
"Em nossa estação local de Potsdam, que opera desde 1893, estamos programados para quebrar o recorde passado em junho em cerca de 2C", tuitou Stefan Rahmstorf, do Instituto Potsdam para Pesquisa sobre Impacto Climático. Em partes do leste da Alemanha, incluindo Berlim, já é o mês de junho mais quente registrado no país.
Espera-se que as altas temperaturas subam ainda mais ao longo da semana, da Espanha à República Tcheca, já que a combinação de uma tempestade sobre o Atlântico e alta pressão sobre a Europa central puxa o ar muito quente para o norte do Saara.