Uma baleia da espécie jubarte, possivelmente juvenil, deu um show de simpatia em frente às câmeras nas proximidades da Ilha Feia, na cidade de Penha, litoral de Santa Catariana, nessa quinta-feira (21). As imagens, feitas pelo contador Marcelo Vicente, 38 anos, mostram que a gigante estava à vontade.
Marcelo estava pescando quando se deparou com a gigante. Evitou se aproximar com o barco, mas ela veio em sua direção. Foram cerca de 40 minutos de saltos.
— Vendo os vídeos, não é tão bonito quanto pessoalmente. Foi emocionante — comentou.
Há cerca de dois anos, ele já tinha avistado uma mãe baleia com o filhote, também em Penha. O pesquisador Jules Soto, curador do Museu Oceanográfico da Univali, em Balneário Piçarras, diz que avistar jubartes é comum nesta época, assim como as baleias-franca, que são as visitantes mais assíduas do nosso Litoral.
As jubartes, quando adultas, chegam a medir 16 metros de comprimento e a pesar 40 toneladas. É o mesmo que um ônibus e um carro, juntos, e o peso de oito elefantes. As baleias dessa espécie vivem até 60 anos.
Tradicionalmente, elas apenas passam por Santa Catarina em seu ciclo migratório. Partem da Antártida em direção ao Nordeste brasileiro, especialmente o Litoral da Bahia, onde ocorre o acasalamento das gigantes.
Em 2014, graças aos programas ambientais, as jubartes saíram da lista de animais ameaçados de extinção no Brasil.