A Europa se prepara para altas temperaturas que podem durar toda a semana que vem. Já existe alerta na Espanha e advertência de forte calor na Bélgica, entre outros países. Em Paris, a prefeitura acionou o chamado Plano Canícula, que autoriza o governo parisiense a tomar medidas excepcionais.
A Agência Meteorológica Espanhola (Aemet) indicou em seu último boletim que a temperatura ultrapassará 35°C, sendo provável que a temperatura ultrapasse 40°C em áreas do centro do país. Por isso, emitiu um alerta de onda de calor.
A agência espanhola acrescentou que é provável que essas temperaturas persistam até domingo, podendo avançar durante os primeiros dias de julho em algumas zona. "A maior probabilidade de que se ultrapasse 42ºC de forma bastante generalizada corresponde ao vale do Ebro durante quinta, sexta e sábado", indicou a Aemet.
França teme repetição de 2003
Na França, a onda de calor poderia elevar a máxima a até 40ºC em várias regiões a partir de terça-feira, inclusive em Paris, onde o Plano Canícula de nível 3 (de um total de 4) foi lançado. O país teme uma repetição de 2003, quando ocorreu o chamado "verão assassino", causando a morte de 15 mil pessoas entre 4 e 18 de agosto daquele ano.
Salas climatizadas em lugares públicos, bebedouros temporários e vaporizadores de água, abertura noturna de parques e jardins e instalação de ventiladores em creches e escolas fazem parte das medidas previstas no plano.
A Bélgica emitiu uma advertência de forte calor, e prevê máximas de 34ºC ou 35 ºC a partir desta terça-feira, segundo o Instituto Real Meteorológico. A Alemanha espera um novo recorde de calor, não só em junho mas também durante todo o verão, que poderia ultrapassar os 40,3°C registrados em julho de 2015 na Baviera.
Referindo-se a um ar proveniente do deserto do Saara, a agência Deutsche Wetter prevê ao menos uma semana de calor intenso. O Reino Unido se preocupa com tempestades e também lançou alertas de tempo quente, úmido e instável, segundo o site MetOffice.