A atmosfera da Terra aparece coberta por nuvens de dióxido de carbono (CO2) em uma mapa divulgado na última terça-feira (23) pela Agência Espacial Norte-americana (Nasa). Registradas entre janeiro e março de 2020, as imagens mostram a circulação do gás a partir de pontos de emissão espalhados no planeta.
O dióxido de carbono é o gás mais presente na atmosfera da Terra. Em abundância, o gás resulta em constantes mudanças climáticas e no aumento da temperatura global, sendo considerado o mais poluente entre os gases do efeito estufa.
As nuvens, em tons de marrom, se formam a partir de partir da emissão do dióxido de carbono em diferentes regiões do planeta, representadas pelos pontos em laranja no mapa. Impulsionado pelo vento, o gás rapidamente se espalha e circula sobre todos os continentes da Terra.
Conforme a Nasa, usinas de energia, carros, caminhões e instalações industriais são as principais fontes de emissão de dióxido de carbono na China, Estados Unidos e sul da Ásia. No continente africano e na América do Sul, incêndios florestais – como as queimadas na Amazônia, por exemplo – e a queima de petróleo e carvão impulsionam a emissão do gás sobre a atmosfera.
— Não podemos enfrentar as mudanças climáticas sem confrontar o fato de que estamos emitindo enormes quantidades de CO2, e isso está aquecendo a atmosfera — disse a cientista climática Lesley Ott no Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland.