A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre emitiu um alerta para golpe envolvendo a equipe de fiscalização da Vigilância em Saúde. Golpistas estariam usando o nome da responsável pela equipe para enganar empresários.
De acordo com o comunicado, estelionatários contatam empresários por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp e apontam a existência de problemas relacionados a inundações nos empreendimentos. Eles então afirmam que é necessário um pagamento por supostos serviços de inspeção ou regularização.
A prefeitura esclarece, no entanto, que a Vigilância Sanitária não faz nenhum tipo de cobrança financeira por suas atividades. As fiscalizações e vistorias são realizadas por profissionais identificados com uniforme e crachá oficial. A aplicação de multa só ocorre após tramitação de processo administrativo. Quando é necessária cobrança, isto é feito pela prefeitura e não diretamente por servidores.
A orientação é que qualquer suspeita de golpe ou abordagem irregular seja denunciada pelo telefone 156 ou pelo (51) 3289-2400.