Inovações sobre o Sistema Brasileiro de Inteligência (Sisbin) e o intercâmbio de informações foram temas discutidos durante encontro entre representantes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, ocorrido nesta segunda-feira (20), na Capital.
No encontro, o diretor-geral da Abin, Luiz Fernando Corrêa, apresentou as novidades decorrentes da publicação do Decreto nº 11.693/2023, que reestruturou o Sisbin. Entre as entregas previstas está o compartilhamento de uma plataforma do Sisbin para o Estado, dotada de recursos de criptografia.
"Não queremos invadir áreas dos grandes eixos de segurança e defesa, mas ser um facilitador. A ideia é complementar e prestigiar os papéis de cada um para que o sistema se retroalimente", afirmou Corrêa, em nota divulgada pela Abin.
Participaram da reunião os secretários da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Sandro Caron, e de Sistemas Penal e Socioeducativo, Luiz Henrique Viana; além do secretário adjunto da SSP, coronel Mario Ikeda, e chefes das forças vinculadas às pastas.
Para o secretário Sandro Caron, a Abin tem uma capacidade "muito grande" de tratar, analisar e difundir. "Esse novo papel dentro do Sisbin vai agregar muito mais", declarou, em registro redigido na mesma divulgação.