Pela primeira vez na história, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) recebeu um helicóptero próprio para missões de resgate. A entrega ocorreu na manhã desta quinta-feira (6) no estacionamento do trecho 3 da orla do Guaíba, em Porto Alegre. Foram entregues ainda 3 mil pistolas para a Polícia Civil. O evento foi conduzido pelo governador Eduardo Leite e pelo secretário da Segurança Pública, Sandro Caron.
A aeronave modelo AW 119 kx Koala possui característica multimissão e terá condições de ser utilizada de forma contínua em operações aéreas tanto sobre terra quanto superfícies aquáticas. Desta forma, estarão contempladas missões de busca, salvamento e resgate aéreo, apoio no combate a incêndios florestais, ações de defesa civil, atuação em desastres e catástrofes, realização do suporte básico de vida, entre outros.
O helicóptero possui capacidade de transporte para oito pessoas, sendo dois pilotos e seis tripulantes, podendo ser configurada de forma rápida para transporte com maca. Está preparado ainda com dispositivos para operações busca, em principal resgate em altura (rapel), e possui dispositivo de combate a incêndio com capacidade de 820 litros d'água.
Além disso, estão instaladas provisões para guincho de içamento, gancho de carga, transporte e suporte médico adulto, infantil e neonatal e atendimento médico de urgência adulto e infantil, capaz de suportar um paciente em estado grave.
Com autonomia de 2h30min em velocidade de cruzeiro, a aeronave poderá percorrer até 500 quilômetros sem parar para abastecimento. O helicóptero está equipado também com tecnologia IFR (Instrument Flight Rules, da sigla em inglês) que permite realizar diversos tipos de voos, entre eles viagens noturnas entre municípios que possuam aeroportos ou helipontos homologados para este tipo operação, e voos em condições meteorológicas não favoráveis, como chuva forte e neblina. Este é o primeiro helicóptero com tais características a operar nas forças de Segurança Pública do Brasil.