Depois de um longo processo, do edital de licitação à busca do equipamento nos Estados Unidos, a primeira aeronave da história do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) está pronta para operar.
Com capacidade para remoção aeromédica, o helicóptero de resgate será apresentado oficialmente na manhã da próxima quinta-feira (6), em uma solenidade no Parque Marinha do Brasil, em Porto Alegre.
Desde a separação da Brigada Militar, em 2017, o CBMRS lutava para ter seu próprio veículo aéreo. No ano passado, a Secretaria de Segurança Pública lançou um edital para a compra do aparelho, com configuração avançada.
O modelo AW 119 kx Koala tem espaço para dois pilotos, seis tripulantes operacionais e maca, além de guincho para içar vítimas e gancho de transporte com capacidade de carga de 1,2 tonelada (com o chamado "bambi bucket", espécie de "balde" para levar água).
Com isso, o veículo poderá ser usado em operações de busca, salvamento e resgate, remoção de pacientes, combate a incêndios (inclusive florestais) e transporte de órgãos para transplantes. Ajudará - muito - no trabalho de quem se dedica a salvar vidas no território gaúcho. Quem ganha é a sociedade.
Até voo noturno
Com autonomia de 2h30min em velocidade de cruzeiro, a aeronave poderá percorrer até 500 quilômetros sem parar para abastecimento. Também será possível voar por instrumentos, quando não há boas condições visuais e até mesmo à noite.